Disciplinas Mestrado

Das disciplinas obrigatórias:

- Teoria da Comunicação

O objeto da comunicação e seu campo epistemológico. Contribuições interdisciplinares para a constituição das Teorias da Comunicação. As várias correntes teóricas (clássicas e contemporâneas) em comunicação social. A comunicação social como campo científico. Transformações históricas, processos de comunicação e seus inter-relacionamentos, com ênfase no período contemporâneo.

- Metodologia da Pesquisa em Comunicação

A metodologia da pesquisa enquanto processo cognitivo. A ambiência qualitativa e quantitativa e suas decorrências. Do problema de pesquisa, da amostra, da coleta e da análise de dados. O discurso e o conteúdo comunicativo enquanto campo de pesquisa. Justificativa, Objetivo geral e objetivos secundários (Questão problema central), Hipóteses; Delimitação do tema; Marco Teórico e Metodologia. O que são metodologias de Coleta, Análise e Produção de texto. A tecnologia como suporte nos processos de coleta e análise. Metodologias da Pesquisa: Pesquisas Quantitativas - Tipos e Instrumentos; Pesquisas Qualitativas - Tipos e Instrumentos; Teorias da Amostragem; Análise de Conteúdo; Análise de Evocações; Análise de Discurso; Análise de Discurso Crítica; Análise Dialógica do Discurso; Análise de Similitude; Discurso do Sujeito Coletivo; Hermenêutica da Profundidade; Análise Fílmica; A triangulação.

 

Das disciplinas optativas:

- Mídia e Cidadania

As concepções teóricas sobre cidadania. Os processos de sociabilidade, socialização e construção do cidadão e dos espaços de exercício da cidadania. Comunicação, informação e cultura no Brasil. Os usos sociais e políticos da informação e da comunicação. Cidadania, espaço público e sociedade civil. Práticas culturais e cidadania. Cidadania e democracia na sociedade contemporânea. Cidadania, sociedade civil e globalização.

- Mídia e Cultura

Estudo das relações entre mídia e cultura, as raízes e a arqueologia dos textos da cultura e dos media. A produção cultural e os processos de mitificação na comunicação contemporânea. A ressonância dos produtos materiais e simbólicos presentes na mídia dentro da vida cotidiana. As teorias da cultura mediática. O hibridismo entre cultura mediática, cultura de massa, popular e erudita. Os rituais contemporâneos da comunicação. As diferentes culturas em interação com modelos da comunicação: as representações culturais da visualidade, da oralidade, da gestualidade e os territórios simbólicos. Comunicação e imaginário cultural: as questões da imagem e seus desdobramentos. Diversidade cultural, multiculturalismo, globalização e complexidade na comunicação e na media.

- Mídia e Informação 

Discussão teórico e conceitual da informação e suas interrelações com a sociedade contemporânea. Reflexões sobre as relações entre mídia e informação nos diferentes suportes, sejam eles físicos ou virtuais. Estudos dos fenômenos das mídias digitais em diferentes vertentes: leitura, letramento informacional, tratamento da informação, comunicação, sociabilidade e democratização da informação.

- Seminário de Pesquisa em Mídia e Cidadania I

Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à temática de mídia e cidadania. Acompanhamento das conexões do desenvolvimento do saber em comunicação com os estudos e pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Discussão interdisciplinar dos projetos e produções científicas dos docentes e alunos deste Programa.

- Seminário de Pesquisa em Mídia e Cidadania II

Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à linha de pesquisa sobre mídia e cidadania. Promoção de aprofundamento e avaliação crítica dos projetos e dos núcleos de pesquisa desenvolvidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Troca de experiências entre pesquisadores dos diversos Programas de Pós-graduação em Comunicação do País e do Exterior.

- Seminário de Pesquisa em Mídia e Cultura I

Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à temática de mídia e cultura. Acompanhamento das conexões do desenvolvimento do saber em comunicação com os estudos e pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Discussão interdisciplinar dos projetos e produções científicas dos docentes e alunos deste Programa.

- Seminário de Pesquisa em Mídia e Cultura II

Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à linha de pesquisa sobre mídia e cultura. Promoção de aprofundamento e avaliação crítica dos projetos e dos núcleos de pesquisa desenvolvidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Troca de experiências entre pesquisadores dos diversos Programas de Pós-graduação em Comunicação do País e do Exterior.

- Seminário de Pesquisa em Mídia e Informação I

Seminários com foco nos principais aportes teóricos da área de informação com foco no comportamento informacional, letramento informacional. No aspecto técnico,
aborda pesquisas vinculadas aos dados abertos e ciência aberta, a geração de informação a partir de dados de mídias digitais, organização e representação da informação e do conhecimento, e web semântica. Estudo e debate das principais articulações teóricas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à linha de pesquisa sobre mídia e informação.

- Seminário de Pesquisa em Mídia e Informação II

Estudo e debate das principais articulações teóricas e práticas em andamento no Brasil e no mundo, em relação à temática de mídia e informação. Acompanhamento das conexões do desenvolvimento dos saberes e das tecnologias em comunicação e informação, bem como técnicas de extração e tratamento da informação em uma perspectivas de uma ciência e dados abertos. Discussão interdisciplinar dos projetos e produções científicas de docentes e discentes do programa.

- Estudos Avançados em Mídia e Cidadania I 

Conceito, história e fundamentos da democracia. Cidadania e democracia. Consenso e dissenso na democracia. Esfera Pública e Comunicação: visibilidade, argumentação e polêmica. Internet e democracia.

- Estudos Avançados em Mídia e Cidadania II

As concepções teóricas sobre Mídia e Cidadania, os processos de sociabilidade, socialização e construção do cidadão e dos espaços de cidadania. Comunicação, informação e Cidadania no Brasil. Os usos sociais e políticos da informação e da comunicação. Cidadania, espaço público e sociedade civil. Práticas culturais e Cidadania. Cidadania e democracia na sociedade contemporânea. Cidadania, sociedade civil e globalização. A natureza da estrutura das intervenções midiáticas na formação e dinâmica de esferas públicas democráticas, plurais e emancipatórias para a construção da Cidadania. Cidadania e Opinião Pública.

- Estudos Avançados em Mídia e Cultura I 

Estudos específicos de atualização e intercâmbio científico na área de comunicação e cultura. Estabelecimento de conexões teóricas e metodológicas com outros campos do saber, visando o aprofundamento das temáticas relacionadas a essa linha de pesquisa.

- Estudos Avançados em Mídia e Cultura II

Reflexão sobre as imagens, suas ações e seus pensamentos. Estudo de conceitos contemporâneos que permeiam o estudo da imagem no âmbito da comunicação, arte e cultura. A interface da imagem com a cultura visual da qual faz parte. O cotidiano das imagens e suas relações com os meios de comunicação. As imagens vistas como “fenômenos” que participam de um “sistema de pensamento”. O processo de questionamento e associação a outras imagens a partir de objetos de pesquisa distintos.

- Estudos Avançados em Mídia e Informação I 

Estudos avançados sobre mídia e informação na vertente educacional e social abrangendo temáticas sobre leitura em diferentes mídias, letramento informacional, alfabetização científica, popularização da ciência, comunicação e divulgação científica. Estudos avançados envolvendo aspectos políticos e regulatórios abrangendo os marcos legais e princípios éticos no acesso e uso da informação considerando a diversidade social e cultural.

- Estudos Avançados em Mídia e Informação II

Estudos avançados sobre mídia e informação na vertente que envolve aspectos políticos e regulatórios abrangendo os marcos legais e princípios éticos no acesso e uso da informação considerando a diversidade social e cultural. Estudos avançados sobre mídia e informação na vertente que envolve aspectos técnicos e tecnológicos abrangendo temáticas no escopo da geração, organização e representação da informação e do conhecimento, abertura do fazer científico, estratégias, procedimentos e metodologias para extração, tratamento, preservação e curadoria da informação.

* Cada disciplina do Programa tem 64h