Linha de Pesquisa: Mídia e Cultura

Estudos que relacionam comunicação e cultura em seus diversos aspectos a partir de perspectivas teórico-metodológicas plurais, com ênfase em temas e abordagens emergentes na construção deste campo de pesquisa. Investigações sobre produtos e fenômenos culturais oriundos da dinâmica sociocultural do mundo contemporâneo, considerando tanto a história dos estudos de comunicação e de mídia, como os fundamentos do trabalho acadêmico na área. Estudos sobre construção e propagação de sentidos, discursos e práticas sociais, processos de formação de hegemonias, identidades culturais, memórias, imagens e imaginário, diversidade sexual e étnico-racial, cibercultura e midiatização da cultura em perspectiva especificamente comunicacional, ou em articulações propositivas com outros domínios do conhecimento social.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Comunicação, Cultura e Cidadania

Pesquisa sobre a relação entre a comunicação, cultura e as dinâmicas sociais e políticas contemporâneas, com ênfase na afirmação da cidadania e da democracia, numa perspectiva em que os processos comunicacionais são vistos como centrais na construção da sociedade na qual os cidadãos sejam plenos de direitos. Estudos críticos sobre a intervenção das mídias e dispositivos comunicacionais nos processos formativos da cidadania e na dinâmica da prestação de serviços públicos e nas relações com o Estado em todos os níveis, Interfaces entre Comunicação, relações de poder, cidadania e Estado. Estudos sobre a produção cultural midiática em suas interfaces com a dinâmica cultural das sociedades contemporâneas, com relevo sobre questões de identidade, diversidade cultural étnica e sexual, multiculturalismo, globalização e tecnologias. Inserções das mídias na formatação de relações democráticas, livre de preconceitos e emancipatórias.