Linha de Pesquisa: Mídia e Cultura

Estudo da produção cultural midiática em suas interfaces com a dinâmica cultural das sociedades contemporâneas, com relevo sobre questões de identidade, diversidade cultural, sexual e ética, multiculturalismo e globalização. Estudo da mídia, do seu desenvolvimento histórico e outros aspectos que afetam suas relações com as questões culturais da contemporaneidade, migrações, e questões relativas à formação dos grupos sociais, dos preconceitos e das relações de pertencimento. Ênfase sobre processos de formação de hegemonias, de prática e valores culturais emergentes e alternativos oriundos do ambiente midiático, discursivo e imagético, das suas rotinas produtivas e relações com as demais instâncias culturais da realidade social, em especial, da sociedade brasileira.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Comunicação, Cultura e Cidadania

Pesquisa sobre a relação entre a comunicação, cultura e as dinâmicas sociais e políticas contemporâneas, com ênfase na afirmação da cidadania e da democracia, numa perspectiva em que os processos comunicacionais são vistos como centrais na construção da sociedade na qual os cidadãos sejam plenos de direitos. Estudos críticos sobre a intervenção das mídias e dispositivos comunicacionais nos processos formativos da cidadania e na dinâmica da prestação de serviços públicos e nas relações com o Estado em todos os níveis, Interfaces entre Comunicação, relações de poder, cidadania e Estado. Estudos sobre a produção cultural midiática em suas interfaces com a dinâmica cultural das sociedades contemporâneas, com relevo sobre questões de identidade, diversidade cultural étnica e sexual, multiculturalismo, globalização e tecnologias. Inserções das mídias na formatação de relações democráticas, livre de preconceitos e emancipatórias.