Pesquisa

A pesquisa científica é um dos pilares do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFG), qualquer que seja sua a Linha de pesquisa:

Todo o corpo de professores e professoras do PPGCOM/UFG possui relevante experiência com a pesquisa de fenômenos da Comunicação ligados direta ou indiretamente a temas da Cultura, da Cidadania e da Informação. 

No Programa, os corpos docente e discente estão sempre em sinergia e cada mestrando(a) e doutorando(a) tem oportunidades recorrentes de desenvolver pesquisas e trabalhos em conjunto não só com seu docente orientador, como com outros professores e professoras do PPGCOM/UFG. Para conhecer cada docente e seus grupos de pesquisa, clique aqui.

Integração

No PPGCOM/UFG, a integração com estudantes e professores da graduação e extensão é incentivada. Isso ocorre por meio de projetos de pesquisa, projetos de extensão e eventos integradores.

 

Todos os anos, o Programa promove o SEMIC - Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação, que reúne pesquisadores do PPGCOM e de diversas partes do país e do mundo. Desde 2021, contamos também com o SEMIC Jovem que integra pesquisas e estudos de estudantes de graduação da FIC/UFG dos cursos de: Biblioteconomia, Gestão da Informação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

 

Concentração

Com relação à área de concentração do PPGCOM/UFG, o Programa tem a seguinte definição:

 

“Pesquisa sobre a relação entre a comunicação, cultura e as dinâmicas sociais e políticas contemporâneas, com ênfase na afirmação da cidadania e da democracia, numa perspectiva em que os processos comunicacionais são vistos como centrais na construção da sociedade na qual os cidadãos sejam plenos de direitos. Estudos críticos sobre a intervenção das mídias e dispositivos comunicacionais nos processos formativos da cidadania e na dinâmica da prestação de serviços públicos e nas relações com o Estado em todos os níveis, Interfaces entre Comunicação, relações de poder, cidadania e Estado. Estudos sobre a produção cultural midiática em suas interfaces com a dinâmica cultural das sociedades contemporâneas, com relevo sobre questões de identidade, diversidade cultural étnica e sexual, multiculturalismo, globalização e tecnologias. Inserções das mídias na formatação de relações democráticas, livre de preconceitos e emancipatórias”.