Laboratórios

Os docentes e discentes do PPGCOM ainda têm acesso a todos os laboratórios da Faculdade de Informação e Comunicação, incluindo o Comunica Estúdio (que agrega os laboratórios de Rádio e Televisão e de fotografia); as empresas juniores Mutare (do Curso de Relações Públicas) e Ponto Comunicação (do Curso de Publicidade e Propaganda); o Jornal Laboratório Samambaia (do Curso de Jornalismo), bem como as 4 redações informatizadas e 4 laboratórios de informática da própria FIC.

Além desses laboratórios, existem inúmeras possibilidades do corpo discente se vincular a ambientes laboratoriais na Secretaria de Comunicação da UFG, na TV UFG e na Rádio Universitária UFG em significativas experiências de pesquisa, extensão e ensino. O contato dos discentes com tais laboratórios ocorre principalmente por meio do estágio docente, das atividades de extensão e de projetos específicos que envolvem graduandos e pós-graduandos, a exemplo da organização de eventos, seminários, festivais de cinema, dentre outras atividades extensionistas, de pesquisa e de ensino do Programa e da FIC/UFG às quais o corpo docente é partícipe.

Todavia, o grande destaque laboratorial está no Labicom, sigla dos Laboratórios Integrados de Comunicação e Informação da FIC/UFG, que se consiste um complexo laboratorial dos cursos de graduação e de pós-graduação da unidade acadêmica, ou seja, agrega a área da Comunicação Social (com os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas); o campo das Ciências da Informação (com os cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação) e os cursos Lato Sensu e Stricto Sensu do PPGCOM, com especial destaque para o Mestrado e para o Doutorado em Comunicação. Localizado no Câmpus Samambaia da UFG a uma distância de cerca de 800 metros do prédio da FIC, o Labicom possui um prédio próprio com uma área total construída de 962,40 m2 que contou com um investimento de R$ 1.312.776,28 apenas para a sua edificação, ou seja, neste valor não estão incluídos os gastos com os equipamentos disponíveis neste complexo laboratorial. A estrutura física do Labicom comporta diversas salas de estudo e reuniões, redações informatizadas, ambientes multiuso, recepção, copa em ambientes amplos e arejados que favorecem tanto o desenvolvimento de atividades laboratoriais, quanto de pesquisa. 

Faz-se importante ressaltar os vínculos do PPGCOM com o Laboratório MediaLab da UFG, que foi idealizado para  realizar pesquisa e inovação tecnológica, o que conferiu à UFG uma referência nacional na área. O MediaLab foi criado pelos PPG´s de quatro unidades acadêmicas da UFG: Faculdade de Artes Visuais (FAV); Faculdade de Informação e Comunicação (FIC); Instituto de Informática (INF) Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC). Em sua estrutura diretiva, o MediaLab conta com dois pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação das respectivas Unidades da UFG. O MediaLab possui 1.013 metros quadrados de área construída, contendo gabinetes de pesquisadores, laboratório de hardware e software, estúdios de áudio, fotografia e vídeo, sala de tratamento de imagens, secretaria, auditório, sala de reunião e sala de exposição. Dentre os equipamentos disponíveis estão ilhas de edição; kits de iluminação de estúdio de fotografia e vídeo; câmera de vídeo digital; 3 iMac 21 polegadas; laboratório de software e hardware; salas de pesquisa; sala de exposição; estúdio de vídeo, foto e áudio; sala de tratamento de imagem; sala de reunião e mini-auditório.

Além da estrutura existente na própria FIC, o Câmpus Samambaia da UFG possui 3 Centros de Aulas com salas climatizadas e equipadas com projetor multimídia e 12 laboratórios de informática, sendo 4 em cada um desses locais. No Câmpus Samambaia da UFG também existe um recinto com completa infraestrutura para a realização de congressos e seminários: O Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, que tem capacidade para mais de 4 mil pessoas, o que possibilita a realização de atividades de grande porte, além de salas de apoio, miniauditórios, sala de secretaria, sala vip, banheiros, sala de videoconferência e estacionamento. Tanto os Centros de Aulas quanto o Centro de Eventos podem ser acessados pela comunidade do PPGCOM, mediante agendamento. 

A comunidade acadêmica do PPGCOM também conta com os espaços e o apoio do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), que também se localiza no Câmpus Samambaia da UFG e é um órgão suplementar da Reitoria fundado em 2007, com o objetivo de implementar e apoiar atividades acadêmicas de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa integradas por tecnologias de informação e comunicação. Até o ano de 2020, o CIAR apoiou o PPGCOM principalmente na realização de diversas webconferências, principalmente para a realização de bancas de qualificação e defesa do Mestrado de modo remoto.

Afora esses espaços da FIC e do Câmpus Samambaia da UFG, os docentes e discentes do PPGCOM contam também com os ambientes do Sistema de Bibliotecas (SIBI), igualmente equipados com computadores com acesso à informática totalmente liberados à comunidade interna e externa à UFG. O SIBI/UFG reúne 10 bibliotecas, sendo que a mais robusta é a Biblioteca Central (BC) do Câmpus Samambaia, localizada a menos de 600 metros da sede da FIC-UFG. Acomodada em prédio próprio com quatro andares, a BC possui locais de estudos abertos à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, além de 96 computadores com rede de internet. A caracterização dos dados gerais do acervo na área de Comunicação gira em torno de 4.400 títulos. No que concerne aos periódicos, a UFG possui acesso ao Portal de Periódicos Capes, recurso que possibilita a pesquisa bibliográfica avançada em Comunicação e áreas afins. Entre outros, pode-se citar também o portal Web of Science, com permissão de acesso liberada à comunidade acadêmica da UFG. Por meio do sistema de permuta, a cada ano, a BC/UFG conta com novos títulos de periódicos impressos para a área de Comunicação. No que diz respeito ao acervo digital, a BC-UFG possui 7 bases, igualmente disponibilizadas para o corpo docente e discente.