Pós-Graduação lato sensu PPGCOM – Cursos ofertados
Os cursos de formação lato sensu têm como objetivo maior formar especialistas comprometidos com a transformação e o desenvolvimento social como um todo, com capacitação teórica, metodológica e técnica, a fim de que melhor exerçam a sua profissão. Além disso, as especializações dialogam com a área de concentração do PPGCOM, ou seja, Comunicação, Cultura e Cidadania, bem como fortalecem as linhas de pesquisa do Programa: Mídia e Cidadania, Mídia e Cultura e Mídia e Informação.
Desde 2002, o PPGCOM já formou cerca de 600 profissionais nos cursos de especialização, sendo que alguns alunos egressos das especializações têm buscado dar continuidade às pesquisas iniciadas no âmbito, submetendo-se ao processo seletivo do mestrado.
- Assessoria de Comunicação e Marketing
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), modalidade acadêmica, começou a se estruturar a partir de 2002, com as especializações Lato Sensu em Marketing Político e em Assessoria de Imprensa. Ao todo, eram oferecidas mais de 80 vagas para esses cursos, com duração de 360 horas cada um.
Atualmente, a Especialização em Marketing Político está extinta e a de Assessoria de Imprensa após algumas reestruturações foi atualizada para Assessoria de Comunicação e mais atualmente Assessoria de Comunicação e Marketing, já tendo sido concluídas seis turmas desses dois últimos cursos.
Esse curso de especialização lato sensu não é gratuito, ou seja, no edital de cada turma são definidos os valores das mensalidades. O ingresso no curso depende de aprovação em processo seletivo, de acordo com cada edital.
O período do curso é de 18 meses, com carga horária de 360 horas. Composto por 12 módulos presenciais, além do trabalho de conclusão de curso. O público alvo compreende profissionais de nível superior egressos dos cursos de Comunicação Social, Biblioteconomia, Gestão da Informação, Administração e áreas afins, interessados em atuar ou que já estejam atuando na área de assessoria de comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, ou que estejam assessorando Profissionais Liberais. O curso revela-se, para os profissionais atualmente no mercado de trabalho, um importante instrumento para aprofundar e atualizar os conhecimentos sobre as novas demandas que recaem sobre as assessorias de comunicação.
A última oferta do curso foi no ano de 2018 e embora não haja previsão de publicação do edital, estuda-se a demanda de mercado visando à reformulação do curso e posteriormente a oferta de nova turma.
- Letramento Informacional
Essa especialização foi direcionada, especialmente, para professores da rede pública e bibliotecários. Intitulada Letramento Informacional: educação para a informação, o curso foi oferecido pela UFG em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB-CAPES).
No entanto, outros profissionais interessados podem participar do processo seletivo. O curso dá destaque ao processo de formação pedagógica de cidadãos letrados em informação, capazes de buscar, organizar, usar e socializar a informação de forma crítica, ética e legal.
A carga horária é de 400 horas, incluindo o TCC. Neste período, discute as dimensões técnica, estética, ética e político-pedagógica do Letramento Informacional.
As turmas ofertadas até o momento foram gratuitas, porém, nova edição pode ser custeada por mensalidades pagas pelos alunos. O curso é na modalidade à distância, porém pode contar com alguns encontros presenciais, na cidade de Goiânia.