Objetivos

 

         O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFG tem por objetivo a capacitação e a formação de profissionais para atuarem no ensino superior, no campo da pesquisa científica, bem como no desenvolvimento de atividades que envolvem o campo da Comunicação.

       O PPGCOM oferece, desde 2002, cursos de pós-graduação nas diversas áreas da Comunicação e da Informação.

        Atualmente, oferecemos dois cursos:

 

1) Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing - Com uma carga horária total de 360 horas, o curso oferece aulas às sextas-feiras e aos sábados, e tem a duração de um ano e meio. Quarenta vagas são oferecidas a cada processo seletivo, que ocorre anualmente. O curso é coordenado pela professora Simone Antoniaci Tuzzo e conta com a participação de 12 professores da FIC;

 

2) Mestrado em Comunicação - A duração do curso é de no máximo 24 (vinte e quatro) meses, sendo obrigatória a Qualificação do trabalho até o 18º mês do curso. Para mais informações, ver o nosso Regulamento (Resolução CEPEC nº 1113/2012).

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

Comunicação, Cultura e Cidadania

 

LINHAS DE PESQUISA:

1. Mídia e Cidadania

Estudo da relação entre mídia e processos de sociabilidade, socialização e exercício da cidadania política nas sociedades contemporâneas. Ênfase nos processos formativos da sociedade em suas variadas matizes políticas criadas, mantidas e transformadas pela mídia no terreno de suas intervenções sóciopolíticas. Estudos que envolvem a natureza da estrutura das intervenções midiáticas na formação e dinâmica de esferas públicas democráticas, plurais e emancipatórias.

2. Mídia e Cultura

Estudo da produção cultural midiática em suas interfaces com a dinâmica cultural das sociedades contemporâneas, com relevo sobre questões de identidade, diversidade cultural, multiculturalismo e globalização. Estudo da mídia em suas relações com as questões culturais da contemporaneidade. Ênfase sobre processos de formação de hegemonias, de prática e valores culturais emergentes e alternativos oriundos do ambiente midiático, discursivo e imagético, das suas rotinas produtivas e relações com as demais instâncias culturais da realidade social em geral e, em especial, da sociedade brasileira.