Histórico

 

 

Trajetória da formação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPG-COM):


    Há exatamente nove anos a estrutura organizacional do então Departamento de Comunicação Social do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Goiás sofreu uma profunda transformação: o Departamento amplia-se e se transforma em uma unidade acadêmica independente. Surge, então, a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG.


    O ano de 1997 foi um marco na história da FACOMB, pois é a partir deste ano que a unidade ganha maior força, uma vez que passa a funcionar com uma estrutura institucional relativamente autônoma, capaz de gerar novas necessidades e demandas. É também neste ano que começa a funcionar o curso de Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, juntando-se aos outros cursos: Jornalismo (criado em 1966), Relações Públicas e Biblioteconomia.


    A partir de então a FACOMB aumentou o número alunos, hoje em torno de 600 nos vários cursos que mantém. Aos poucos, vem aumentando o seu quadro docente, e, conseqüentemente, os esforços direcionados para a permanente melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. A Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia tem seguido o padrão de toda a UFG, de priorizar a liberação de seus professores para a formação em pós-graduação nos níveis de mestrado e, principalmente, de doutorado. Apesar de todas as restrições orçamentárias sofridas pelo ensino superior brasileiro, nos últimos anos, podemos categorizar a política de qualificação da FACOMB como promissora.


    O resultado desse esforço aparece com clareza no aumento significativo da quantidade de doutores no quadro docente. Esse trabalho viabilizou também a criação de núcleos de pesquisa com alta capacidade de aglutinação de docentes e discentes. Já o processo de atualização é revelado pelo apoio contínuo à participação efetiva dos docentes nos congressos científicos de suas áreas de ensino e pesquisa. A faculdade mantém a política da UFG, de destinar verbas de passagens e diárias a professores que apresentem trabalhos nos eventos da área, o que favorece, com esse critério, tanto a atualização do docente, quanto a sua participação efetiva no processo de desenvolvimento do pensamento científico brasileiro.


    A Faculdade promove, também, em número significativo, eventos para os quais convida especialistas do mercado de trabalho e pesquisadores de ponta nas áreas cobertas pelas várias disciplinas e pela própria tematização do ensino de comunicação social. Esse tipo de atividade favorece um contato permanente dos docentes com as temáticas e autores mais atualizados da área, garantindo a elevada pertinência dos tratamentos teóricos e orientações profissionais ministrados pelos professores aos alunos, no percurso das disciplinas dos diversos cursos. Novos professores doutores foram contratados e outros docentes retornaram à unidade, após terem sido liberados para cursar Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado. Atualmente, a unidade dispõe de onze professores doutores, cinco doutorandos e dez mestres, além de mestrandos, especialistas e graduados.

 

    Em 1998 a FACOMB cria o periódico Comunicação & Informação. A revista se apresenta como um novo espaço de divulgação da produção científica nacional. Com conselho editorial composto por professores doutores de várias universidades brasileiras, o periódico se destaca no cenário acadêmico como um importante veículo em sua área de abrangência. Com periodicidade semestral, a revista tem contado com a participação de artigos que versam sobre diferentes temas concernentes na área de comunicação e informação. Com tal reconhecimento, a revista se coloca, hoje, como Qualis A - nacional, tendo, por isso, se transformado em um meio de comunicação científica de ponta entre os periódicos científicos da área de Comunicação. Ao longo dos últimos anos, desde o início da primeira turma de Jornalismo, em 1967, a unidade vem envidando esforços para a concretização de seu papel institucional: formar profissionais efetivamente qualificados para o mercado como também para a vida e para a cidadania.

 

    Em 2004, porém, a FACOMB experimenta uma verdadeira revolução em seus cursos, com a reforma curricular e com a implementação do novo Regulamento Geral dos Cursos de Graduação, que passaram a vigorar a partir daquele ano. Dentro deste contexto de transformações qualitativas, os cursos de Biblioteconomia e de Comunicação Social, habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, construíram e colocaram em prática novos Projetos Político-Pedagógicos.


    Em suma, os novos projetos tiveram os seguintes princípios norteadores:

1) Prática profissional responsável, crítica e criativa, capaz de propor soluções alternativas, viáveis e apropriadas a determinados objetivos sociais, mercadológicos e institucionais;

2) Formação técnica abrangente e pautada pela excelência dos conhecimentos e práticas desenvolvidos;

3) Articulação teoria/prática como condição essencial para o pleno desenvolvimento de competências e habilidades dentro de um rico contexto de ensino-aprendizagem;

4) Interdisciplinaridade como princípio fundamental para se estabelecer o dinamismo dos campos acadêmico, científico e profissional, através do diálogo e da interação producentes entre áreas específicas do conhecimento;

5) Formação ética e comprometimento social como princípios essenciais para a formação profissional e para a construção permanente de uma universidade-cidadã.


    Os novos currículos da FACOMB-UFG buscam a formação de um profissional realmente competente e eficiente no exercício das funções previstas pelas respectivas habilitações. As disciplinas, as atividades de pesquisa e extensão e atividades laboratoriais oferecem conhecimentos e habilidades que garantirão ao egresso uma prática profissional responsável, criativa e crítica. Em outras palavras, busca-se formar e desenvolver uma prática profissional capaz de propor soluções alternativas, viáveis e apropriadas a determinados objetivos sociais, mercadológicos e institucionais. 
A organização didático-pedagógica dos cursos preocupa-se, pois, com a formação de um profissional com visão crítica da realidade e com capacidade para construir práticas profissionais eficientes, íntegras e criativas.

 

     Portanto, a prática profissional é orientada no sentido de gerar competências técnicas, mas também comprometimento social, cultural, econômico, científico e tecnológico. A formação técnica do profissional é assegurada através das disciplinas técnico-laboratoriais, bem como através da realização de projetos experimentais, estágios, projetos de pesquisa e extensão, além de atividades complementares. É importante destacar, entretanto, que a formação técnica não é isenta de discussões teóricas. Por outro lado, o desenvolvimento de atividades técnicas não se aparta do exercício criativo. Em outros termos, a dimensão técnica procura estar integrada às dimensões teórica e criativa. Tal integração pode ser consubstanciada nas seguintes finalidades:


1) Potencializar e viabilizar a capacitação do estudante em realizar trabalhos técnicos, acadêmicos e profissionais de maneira autônoma, coerente e consistente, demonstrando amplo domínio teórico e técnico sobre o tema desenvolvido;
2) Garantir a apreensão e compreensão dos referenciais teóricos e técnicos dos fenômenos comunicacionais ministrados durante o curso;
3) Garantir espaços e oportunidades para o exercício criativo, com renovação de práticas e modelos no âmbito dos fenômenos e dos sistemas de comunicação.


    Em de 2002, a FACOMB cria dois cursos de pós-graduação lato sensu: Especialização em Marketing Político e Especialização em Assessoria de Comunicação, esta última já se encontra em sua quarta turma. Além de manter cursos próprios, o corpo docente da FACOMB participa também de cursos de pós-graduação em outras unidades acadêmicas da UFG: Mestrado em Educação Brasileira, Mestrado em Filosofia Política e Especialização em Políticas Públicas. Paralelamente a isso, o quadro docente da FACOMB vem participando ativamente de congressos científicos, regionais, nacionais e internacionais. Entre outros, destacam-se participações em encontros da Compós (Reuniões Anuais dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), Intercom, Socine, SBPC, ALAIC, dentre outros. Vários de nossos professores tiverem textos selecionados como os melhores em GTs (Grupos de Trabalho) da Compós. Ademais, é importante salientar que dois de nossos docentes foram eleitos pelos seus pares como Coordenadores de GT da Compós: o GT Mídia e Recepção e o GT Epistemologia da Comunicação. Em 2003, a FACOMB propõe junto à Capes a criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, em nível de Mestrado. Não obtendo êxito naquela oportunidade, a equipe de professores da unidade não desiste do projeto. Ao contrário, se mantem coeso e vem se reunindo periodicamente com o firme propósito de tomar as providências pertinentes para a melhoria substancial do projeto. O documento apresentado em seguida foi reconhecido como produto de um esforço significativo do corpo docente, mas apresentou ainda algumas inconsistências, apontadas pela comissão de especialistas da Capes. Das observações feitas, surge, então, este documento, que é fruto de um grande esforço coletivo para corrigir as falhas anteriores e avançar no sentido de elaborar uma proposta pautada pela excelência acadêmica e em conformidade com o perfil de qualidade da Pós-Graduação da área de Comunicação. A participação de nossos professores em cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) e também em congressos científicos proporcionaram, pois, a indispensável experiência para propor a criação do atual Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação, em nível de Mestrado.


    A criação desse curso de Mestrado em Comunicação impõe-se, portanto, como um passo decisivo para o processo de consolidação de uma política de pós-graduação séria e compromissada com a formação de quadros pensantes efetivamente qualificados. É importante destacar, sobretudo, que se trata de implementar uma política construída e defendida pela unidade em torno do tríplice compromisso: 1) com o avanço científico, através da pesquisa avançada; 2) com a promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural do País, através das idéias e proposições geradas a partir dos processos de construção do conhecimento; 3) com o processo permanente de transformação do modelo social com vistas à consolidação da democracia, da ética e da cidadania.