Aluno(a) estrangeiro(a)

Existem duas formas de ingresso de alunos estrangeiros no PPGCOM/UFG. A primeira é por meio de editais específicos lançados em convênios da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal de Goiás (UFG) com instituições internacionais, a exemplo do Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB. A segunda ocorre no processo seletivo regular do Programa, no qual o candidato estrangeiro pode participar.

Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB

Quando o PPGCOM adere a algum convênio internacional promovido pela PRPG. No último edital dessa natureza, o Programa ofertou uma vaga para o mestrado, com ingresso previsto para setembro de 2021. O Programa privilegia a internacionalização, por isso selecionou uma aluna estrangeira. Em 2014 o PPGCOM recebeu duas alunas nível mestrado pelo convênio PAEC-OEA que concluíram com êxito o curso. Edital anterior disponível neste link (clique aqui).

Processo Seletivo Regular do Programa

O PPGCOM não promove edital específico para aluno estrangeiro, pois o aluno interessado pode participar normalmente da seleção para aluno regular. No processo seletivo, além de toda documentação exigida, basta apresentar o Certificado de Língua Portuguesa (CELPE). Não há garantia de concessão de bolsa.

Edital da última seleção disponível neste link (clique aqui).

Importante: Os trâmites de visto e documentação exigida para permanência no Brasil são de responsabilidade do aluno. A Universidade Federal de Goiás é uma instituição pública e não cobra mensalidades para seus cursos de pós-graduação stricto sensu. É cobrada tão somente uma taxa de inscrição no processo seletivo, uma única vez. Caso o aluno não seja selecionado, não é feita restituição da importância paga.