Bolsas | Dúvidas frequentes

Quais os tipos e a quantidade de bolsas de mestrado e doutorado que o PPGCOM/UFG oferta?

O PPGCOM/UFG oferta bolsas de mestrado e doutorado strictu sensu, oriundas de editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg-GO). O número de bolsas depende da oferta pelas agências de fomento para o PPGCOM/UFG.

Quem pode concorrer às bolsas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG?

Estudantes regulares de mestrado e doutorado do PPGCOM/UFG. Conforme normas do Programa, é necessário que os (as) candidatos (as) não possuam vínculo empregatício e se dediquem exclusivamente às atividades desenvolvidas dentro da pós-graduação.

Mesmo quando houver a possibilidade de acúmulo da bolsa com um vínculo empregatício remunerado, em situação assim definida pela agência de fomento concedente, terão prioridade estudantes sem vínculo empregatício no momento da concessão da bolsa, qual seja, na entrega da documentação exigida à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG.

Como se candidatar para uma bolsa de mestrado ou doutorado?

Por meio de processo seletivo para concessão de bolsas, realizado pela Comissão de Bolsas e Acompanhamento Discente do PPGCOM/UFG. A seleção é divulgada por meio de edital específico, disponível no site do programa (www.ppgcom.fic.ufg.br).

Ao se inscrever, o(a) candidato(a) é ciente das implicações administrativas e judiciais da apresentação de informações e/ou documentos falsos ou que induzam a erros, nos termos da legislação vigente.

O processo de seleção observará o tempo do candidato como aluno regular no curso; privilegiando os mais antigos e a classificação obtida pelo candidato no processo seletivo para ingresso no Programa, considerando-se ainda a alternância entre as linhas de pesquisa na concessão da última bolsa.

Qual a duração das bolsas de mestrado e doutorado?

A duração das bolsas de mestrado é de até 24 (vinte e quatro) meses e a de doutorado até 36 (trinta e seis) meses a partir do mês de ingresso do discente, ou dependerá dos prazos definidos pelas agências de fomento, bem como do tempo regulamentar de conclusão do curso.

As bolsas podem ser rescindidas antes do prazo?

Sim, nos seguintes casos:

1. após recomendação pelo Orientador, com base na avaliação do relatório sobre as atividades do discente/bolsista;
  2. por decisão fundamentada da Coordenação do Programa, em função do descumprimento das atividades previstas no Plano de Trabalho, com amparo da legislação específica e mediante aviso prévio ao bolsista;
  3. caso o bolsista não realize sua matrícula semestral no período estabelecido pela PPGCOM;
  4. caso o bolsista obtenha 2 (dois) conceitos “C” nas avaliações das disciplinas realizadas;
  5. caso o bolsista solicite trancamento de matrícula;
  6. caso o bolsista não realize o exame de qualificação nos prazos estipulados pelo Programa;
  7. caso o bolsista solicite prorrogação de prazo para defesa da tese.

Como posso obter mais informações sobre bolsas ofertadas pelo PPGCOM/UFG?

Procure a Comissão de Bolsas e Acompanhamento Discente e/ou a Secretaria do PPGCOM/UFG.