Linha de Pesquisa: Mídia e Cultura
Estudos que relacionam comunicação e cultura em seus diversos aspectos a partir de perspectivas teórico-metodológicas plurais, com ênfase em temas e abordagens emergentes na construção deste campo de pesquisa. Investigações sobre produtos e fenômenos culturais oriundos da dinâmica sociocultural do mundo contemporâneo, considerando tanto a história dos estudos de comunicação e de mídia, como os fundamentos do trabalho acadêmico na área. Estudos sobre construção e propagação de sentidos, discursos e práticas sociais, processos de formação de hegemonias, identidades culturais, memórias, imagens e imaginário, diversidade sexual e étnico-racial, cibercultura e midiatização da cultura em perspectiva especificamente comunicacional, ou em articulações propositivas com outros domínios do conhecimento social.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA
Ementa: Estudos da comunicação sob os aspectos da cidadania, da cultura e da informação. Ênfase nas especificidades da cidadania comunicacional, da diversidade cultural e da democratização da informação, com destaque para as relações estabelecidas pelas mídias, em diferentes suportes e institucionalidades, especialmente as redes sociais digitais. Abordagens multimetodológicas em pesquisas, em cuja problemática fundante se priorize a centralidade do comunicacional e do informacional, em perspectiva plural, inovadora e emancipatória, na produção do conhecimento.