Corpo Docente

Linha de Pesquisa Mídia e Cidadania 

Dra. Ana Carolina Rocha Pessôa Temer
Docente permanente

 Foto - Ana Carolina Temer Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Mídia e Cidadania. Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Pós Doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias da Comunicação, Televisão, Telejornalismo, e Gêneros Jornalísticos. Líder do Grupo de Pesquisa Televisão e Cidadania da UFG. Autora dos livros Para Entender as Teorias da Comunicação e a Televisão em busca da Interatividade. Orientadora de Doutorado.

 

Contato:anacarolina.temer@gmail.com

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2424054335258827

Grupo de Pesquisa: Bases Epistemológicas da Leitura Crítica da Mídia, Jornalismo contemporâneo: práticas para a emancipação social na cultura tecnológica, Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Profissões da Comunicação, Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA) 

 

Dra. Ângela Teixeira de Moraes
Docente permanente

Foto - Angela Teixeira Professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás na linha mídia e cidadania. Graduada em comunicação social/jornalismo, cursou mestrado e doutorado em estudos linguísticos, com ênfase em filosofia da linguagem e análise do discurso na UFG. Pós-doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília, na linha jornalismo e sociedade. É autora dos livros “Jornalismo e educação: (des) encontros discursivos” e “Comunicação e discursividade: teoria e dispositivos analíticos da AD”, além de organizadora de outras obras. Estuda e pesquisa temas ligados à mídia, à comunicação religiosa, à cidadania comunicacional, especialmente pela ótica das teorias do discurso.

 

Contato: atmoraes@ufg.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5759623883813822

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Religiosidade e Sociedade

 

Dra. Gardene Leão de Castro
Docente colaboradora

Foto - Gardene Professora adjunta do Curso de Relações Públicas na Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Doutora em Sociologia. Mestre em Educação. Pós-Graduada em Assessoria de Comunicação. Pós-Graduada em Juventude. Graduada em Relações Públicas. Tem experiência nas seguintes áreas: leitura crítica da mídia, produção de texto em comunicação, terceiro setor, violência, juventude, análise de discurso francesa e representações sociais.

 

Contato: gardeneleao@ufg.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2927850480430185

Grupo de Pesquisa:

 

Dr. José Luiz Warren Jardim Gomes Braga
Docente visitante

Foto Braga Professor Titular e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos (RS) desde 1999, tendo coordenado o Programa de 2002 a 2004. É Pesquisador 1A do CNPq. Doutor em Comunicação pela Université de Paris II, Institut Français de Presse (1984). Mestre em Educação pela Florida State University. Foi pesquisador em TV Educativa no Instituto de Pesquisas Espaciais (Projeto Saci). Foi professor no Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB ? 1978-87) e da Universidade de Brasília (UnB ? 1987-99), tendo sido, nesta última, Diretor da Faculdade de Comunicação. Foi Presidente da COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) gestão 1993-95. É autor de "A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática" (Editora Paulus, São Paulo, 2006); e de outros livros e artigos acadêmicos na área da Comunicação. Atua principalmente nas seguintes áreas de interesse: métodos de pesquisa em Comunicação; crítica mediática; mediatização.

 

Contato:
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4251781990514288

Grupo de Pesquisa:

 

Dr. Luiz Antonio Signates Freitas
Docente permanente

Foto - Signates É professor associado III da Universidade Federal de Goiás, junto ao Mestrado/Doutorado em Comunicação, na linha Mídia e Cidadania e docente efetivo do Mestrado/Doutorado em Ciências da Religião, na linha Cultura e Sistemas Simbólicos, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Leciona também nos Cursos de Jornalismo de ambas as instituições. É Pós-Doutor em Epistemologia da Comunicação (Unisinos), Doutor em Ciências da Comunicação (USP), Mestre em Comunicação (UnB), Especialista em Políticas Públicas (UFG) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo (UFG). Fundador e membro das Academias de Letras de Goiânia e de Aparecida de Goiânia. Sócio-Proprietário do Instituto Signates Consultoria, Pesquisa e Editoração Ltda. Pesquisador-cooperador da Associação Espírita de Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais - AEPHUS. Cooperador da Associação Brasileira Espírita de Defesa dos Direitos Humanos e Cultura da Paz - Abrepaz. Coordena os Núcleos de Pesquisa em Comunicação, Cidadania e Política (NPCCP/UFG), Comunicação e Religiosidade (NPC-Cor/UFG) e o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre o Espiritualismo Brasileiro e Internacional (Interespírito). É pesquisador nas áreas de Comunicação e de Ciências da Religião. No campo científico da comunicação, atua principalmente nas temáticas: ecologia da comunicação, epistemologia e metodologia da pesquisa em comunicação, comunicação e política, comunicação e religiosidade, comunicação e cidadania, e comunicação e teoria social crítica. Na área de ciências da religião, dedica-se ao estudo do espiritualismo brasileiro, com enfoques ecológico, antropológico, sociológico e comunicacional.

Contato: signates@ufg.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0464596762919932

Grupo de pesquisa: Grupo de Pesquisas em Comunicação, Religiosidade e Sociedade - UFG, Grupo de Pesquisa em Religião, Cultura e Sociedade - PUC GOIÁS e EPISTECOM - UNISINOS

 

 

Dr. Magno Luiz Medeiros da Silva
Docente permanente

Foto - Magno Professor Titular da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG), onde atua há 23 anos como docente e pesquisador na graduação e na pós-graduação. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG, linha de pesquisa Mídia e Cidadania, e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG, linha de pesquisa Práticas e Representações Sociais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. É Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP, 1997); Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP, 1991); e graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Informação e Comunicação da UFG (1985). Possui centenas de publicações científicas, principalmente na área de mídia, cidadania e direitos humanos. Tem experiência profissional na área de Jornalismo, tendo trabalhado no Grupo Folha, dentre outras empresas e instituições. Sua atuação acadêmica enfatiza os seguintes temas: comunicação, cidadania, direitos humanos, estudos de recepção e televisão, assessoria de comunicação integrada, ética da comunicação, gestão de processos comunicacionais, jornalismo, publicidade e propaganda, violência e processos midiáticos, educação, epistemologias, mídias digitais e processos socioculturais.

Contato: magno@ufg.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8829860934484429

Grupo de pesquisa: Bases Epistemológicas da Leitura Crítica da Mídia e Comunicação e processos culturais

 

 

Dra. Nélia Rodrigues Del Bianco
Docente visitante

Foto - Nelia Jornalista, professora associada da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) aposentada (2016). Doutora em Comunicação pela ECA-USP (2004) com estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilha (2009), mestre em Comunicação pela UnB (1991) e especialista em Educação à Distancia pelo Senac DF (2006). Atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB, na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais e no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Mídia e Cidadania. É vice presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação ( 2008-2020). Em 2009 recebeu o Premio Luiz Beltrão na categoria Liderança Emergente. Estuda o ecossistema da comunicação audiovisual com destaque para transformações tecnológicas na radiodifusão e no jornalismo, radiodifusão pública, infraestrutura de comunicação audiovisual e telecomunicações, políticas de comunicação, comunicação pública e desinformação no âmbito da saúde pública. É co-fundadora do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (2011). Há mais de 20 anos atua como consultora na área de rádio e educação, além de ter experiência em produção de programas radiofônicos educativos para instituições públicas e não governamentais, criação de radioweb, gestão de projetos de comunicação e de grupos de pesquisa.

Contato: nbianco@uol.com.br 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3708240583479831

Grupo de pesquisa: Geografias da Comunicação e Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina

 

Dr. Pedro Santos Mundim
Docente permanente

Foto Pedro Mundim Professor Associado de Ciência Política da Faculdade de Ciências Sociais da UFG e Coordenador do Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública (UnB). Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ (2010), Mestre em Comunicação Social pela UFMG (2004) e Bacharel em Jornalismo pela PUC-MG (2001). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFG (2016-2020). Entre 2014 e 2015 foi Assessor Especial do Gabinete e Diretor da Assessoria de Pesquisa de Opinião Pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM). Em 2009, foi Pesquisador Visitante do Roger Thayer Stone Center for Latin American Studies da Universidade de Tulane (EUA). Entre 2010 e 2011 foi pesquisador de Pós-Doutorado Júnior junto ao Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Tem experiência nas áreas de Ciência Política, com ênfase em Teorias do Comportamento Político e Eleitoral, Teorias da Opinião Pública e Efeitos da Mídia e Teoria Política Contemporânea; de Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais, especialmente na análise de dados quantitativos; e em Comunicação, com ênfase em Comunicação e Política.

 

Contato: psmundim@ufg.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0065670247671119

Grupo de Pesquisa:

 

Dra. Simone Antoniaci Tuzzo
Docente permanente

Foto - Simone Pós-Doutora (2014) e Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003); Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1997); Graduada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). É Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação PPGCOM - Especialização, Mestrado e Doutorado em Comunicação na linha de mídia e cidadania e Professora Associada da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG - Universidade Federal de Goiás, lecionando no Curso de Relações Públicas. Tem sólida experiência na área de Comunicação em funções Acadêmicas e Administrativas, com ênfase em Assessoria de Comunicação para instituições públicas e privadas. Profissional capacitada a exercer atividades de cerimonial e organização de eventos. No âmbito Acadêmico trabalha principalmente com os seguintes temas: comunicação, relações públicas, organizações públicas e privadas, opinião pública, formação de imagem para profissionais liberais e cidadania. Palestrante em eventos sobre diversos temas na área de comunicação, como leitura crítica da mídia, formação da opinião pública, comunicação e educação, mídia, imagem e cidadania. Coordenadora e Pesquisadora do Laboratório de Leitura Crítica da Mídia - LLCM - UFG.

Contato: simonetuzzo@ufg.br / https://www.simonetuzzo.com/

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9376233659808755

Grupo de pesquisa: Mídia, Imagem e Cidadania, Bases Epistemológicas da Leitura Crítica da Mídia, Comunicação, consumo e identidades sócio-culturais - CICO, e Comunicação, Educação e Sociedade

 

Dr. Tiago Mainieri Oliveira
Docente permanente

Foto - Tiago Pesquisador visitante (PVE-CAPES) no Departamento de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ, com bolsa Pós-Doc Jr. CNPq. Professor pesquisador da Universidade Federal de Goiás - UFG. Atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Comunicação na linha de pesquisa em Mídia e Cidadania. Pesquisador do Laboratório de Leitura Crítica da Mídia/UFG. Líder do grupo de pesquisa e estudos da Comunicação em Contextos Organizacionais (CNPq). É doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP, com doutorado sanduíche (Capes) na University of Florida, Estados Unidos e na Universidad Autonoma de Barcelona, Espanha. Possui graduação em Comunicação Social Hab Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Atuou como consultor do INEP/MEC na avaliação e reconhecimento de cursos. O projeto atual versa sobre "Comunicação, mídia e esfera pública - o interesse público na sociedade midiatizada." As área de interesse são: Comunicação Pública, Tecnologias e Comunicação, Comunicação Organizacional. Membro, desde 2001, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e, desde a fundação, em 2006, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

Contato: tiagomainieri@ufg.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4332108741473825

Grupo de pesquisa: Bases Epistemológicas da Leitura Crítica da Mídia

 

Linha de Pesquisa Mídia e Cultura 

Dr. Alexandre Tadeu dos Santos
Docente permanente

Foto Alexandre Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná- UTP e Graduado em Rádio e Televisão pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Atuou como produtor/redator de programas de televisão em rede nacional. Sua área de interesse de pesquisa concentra-se na produção audiovisual publicitária e na ficção televisual em suas diferentes manifestações: telenovela, séries, seriados e, mais recentemente, no casamento da televisão com a internet, um importante fenômeno comunicacional que possibilita novas experiências e configurações narrativas: as webséries, as narrativas transmidiáticas e as narrativas complexas.

 

Contato: alexandresantos5@terra.com.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8783109007334551

Grupo de pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Ficção Seriada Televisiva, Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem

 

Dra. Ana Rita Vidica Fernandes
Docente permanente

Foto Ana Rita Doutora em História pela Faculdade de História-UFG (2017) com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris / PDSE-CAPES), Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais-UFG (2007) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2003). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia e Análise de Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia contemporânea, fotoclube e intervenção urbana. Como fotógrafa ganhou o prêmio I Concurso Internacional sobre Periodismo e Genero, participou de exposições coletivas regionais, nacionais e internacionais e uma exposição individual, intitulada "Obra Marginal", contemplada pela Bolsa de Apoio à produção artística no Brasil, da FUNARTE. Atualmente é docente do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordena o Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) e participa do Grupo de Pesquisa REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades ambos vinculados à UFG.

 

Contato: ana_rita_vidica@ufg.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9011537191118959 

Grupo de pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem, REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades

 

Dra. Lara Lima Satler
Docente permanente

Foto - Lara Possui Pós-Doutorado em Estudos Culturais, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2018. Doutorado em Arte e Cultura Visual (PPGACV/ FAV / UFG), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), 2016. Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, em 2007. Especialização em Filosofia Política pela Universidade Católica de Goiás (2005). Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais (PPGIPC) e no curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), onde ministra as disciplinas Produção Audiovisual, Produção Cultural, Iniciação Acadêmica - Práticas de Pesquisa. Em parceria com o Media Lab / UFG, coordena o projeto FestFlix financiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (2018). Tem experiência nas áreas de Publicidade, Arte e Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: Mediações Culturais, Cinema e Vídeo em Streaming.


Contato:
lara_lima_satler@ufg.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7575445484262991 
Grupo de pesquisa:
REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades, Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem

 

Dra. Luciene de Oliveira Dias
Docente colaboradora

Foto - Luciene Doutora em Antropologia Social pelo Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Cultural Studies pela University of Arkansas (EUA). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, linha de Pesquisa Mídia e Cultura. Coordenadora do Pindoba - Grupo de Pesquisa em Narrativas da Diferença. Trabalha com pesquisas sobre relações étnico-raciais, de gênero e de sexualidades, em interface com os estudos de Comunicação, Performances Culturais e Antropologia, com foco na construção do respeito às diferenças.

Contato: luciene_dias@ufg.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7270892768281076 
Grupo de pesquisa:
Pindoba - Grupo de Pesquisa em Narrativas da Diferença

 

Dr. Ricardo Pavan
Docente permanente

Foto - Ricardo Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992) e mestrado (2002) e doutorado (2011) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de pesquisa Mídia e Cultura, e professor adjunto do Curso de Jornalismo na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás.

Contato: rpavan@ufg.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1247890099444160 

Grupo de pesquisa: Grupo de Pesquisa História da Comunicação em Goiás

 

Dr. Rogério Pereira Borges
Docente visitante

Foto Rogério Borges Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) (1998), instituição pela qual também é especialista em Assessoria de Comunicação (2003). Tem Mestrado em Estudos Literários e Linguítica pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2004) com dissertação sobre o discurso jornalístico e literário de Carlos Heitor Cony. É Doutor em Comunicação e Sociedade, na linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) (2011) com tese sobre Jornalismo Literário. Trabalha há 15 anos como repórter, sobretudo na área cultural, com ênfase da cobertura de literatura. Atua ainda como professor em cursos de Jornalismo. É um dos fundadores e atual editor-executivo do site Ermira Cultura (ermiracultura.com.br), especializado em Jornalismo Cultural. É autor dos livros Jornalismo Literário: Teoria e Análise (Insular, 2013); Caminhos da Reportagem: O Jornalismo e Seus Bastidores (Cãnone, 2011) - em parceria com os jornalistas Deire Assis e Vinicius Sassine; e O Nascimento de Goiás (O Popular, 2020).

Contato:

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8352538837463850

Grupo de pesquisa:

 

Dra. Rosana Maria Ribeiro Borges
Docente permanente

Foto - Rosana Pós-Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), Doutora em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (2013), Mestre em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2000), Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Radialismo pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (1996). É professora com dedicação exclusiva vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM - Linha Mídia e Cultura) e ao Curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, onde atualmente coordena o Curso e o Laboratório de Produções Audiovisuais e Televisivas Integradas (Telalab) e a Linha de Pesquisa em Mídia e Cultura do PPGCOM. Possui atuação no ensino (de graduação e de pós-graduação), na extensão universitária e na pesquisa nas áreas de Jornalismo e Comunicação Social, com ênfase na História da Imprensa, Pesquisa História do Jornalismo e da Comunicação, Jornalismo e Comunicação, Mídia e Cultura, Discursos Jornalísticos e Produção de Sentidos.

Contato: rosana_borges@ufg.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8386191325702205 

Grupo de pesquisa: Grupo de Pesquisa História da Comunicação em Goiás

 

Linha de Pesquisa Mídia e Informação

 

Dra. Andréa Pereira dos Santos
Docente permanente

Foto - R - Andrea Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG; Representante Regional Centro-Oeste ABECIN; Foi Vice-Diretora da Faculdade de Informação e Comunicação; Professora e vice-coordenadora do Curso de Biblioteconomia modalidade à distância da UFG e Coordenadora de Estágios do Curso de Biblioteconomia. Pós-doutoranda em Ciência da Informação na UFMG; possui doutorado em Geografia no IESA/UFG. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (2009); Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (2007) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (2002). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Técnicas de Recuperação de Informação, comunidades virtuais, construção de identidades, bibliotecas públicas e escolares e práticas de leitura, leitura em ambientes digitais/virtuais, espaço e leitura e letramento informacional.

 

Contato: andreabiblio@ufg.br 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9315618025567235 

Grupo de pesquisa: Lumus - Pesquisas em Comunicação Científica e Letramento Informacional

 

Dr. Douglas Farias Cordeiro
Docente permanente

Foto - Douglas 2 Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) com bolsa Fapesp. Realizou estágio de doutorado junto ao Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, em Portugal (2010,2011 e 2013). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2006) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Experiência na área de Gestão de Dados Abertos, Mineração de Dados e Processamento de Linguagem Natural. Professor Adjunto da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), atuando no desenvolvimento de trabalhos em Data Science com aplicações em Informação e Comunicação. Experiência no desenvolvimento de soluções em Ciência de Dados, com aplicações em diversas áreas, como: administração pública, monitoramento e análise de redes sociais, engenharia de produção, e big data. Membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Tecnologias e Computação Aplicada à Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás.

Contato: cordeiro@ufg.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5269312530540199 

Grupo de pesquisa: Computação Científica em Dados Complexos, Grupo de Pesquisas em Tecnologias e Computação Aplicada à Informação e Comunicação

 

 

Dra. Kátia Kelvis Cassiano
Docente permanente

Foto - Katia Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás, Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ (2017), Mestre em Engenharia Biomédica pelo Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ (2010), Bacharel em Ciência de Computação (2007) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Experiência profissional na área de Gerência de Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Processos e Segurança da Informação, na Força Aérea Brasileira. Atualmente atua na docência superior e pesquisa científica nas áreas de Análise de Dados na Gestão da Informação, Inteligência Artificial, Modelagem de Sistemas Complexos, Mineração de Dados, Processamento de Linguagem Natural e Deep Learning.

 

Contato: katiakelvis@ufg.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1461975180324090

Grupo de pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Computação e Grupo de Engenharia Biomédica e Sistemas Embarcados

 

 

Dra. Laura Vilela Rodrigues Rezende
Docente colaboradora

Foto - Laura Professora visitante na Universidade de Harvard junto à equipe de Curadoria Digital do Projeto Dataverse no Institute for Quantitative Social Science (IQSS). Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Barcelona em projetos de pesquisa sobre Ciência Aberta, Preservação Digital e Biblioteca Escolar no contexto europeu e Brasileiro; Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB; Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Goiás (UCG); Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás (UFG) atuando no programa de pós graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) e na Faculdade de Informação e Comunicação nas áreas de: Tecnologia da Informação e Comunicação, Gestão de Dados de Pesquisa, Ciência Aberta, Preservação Digital, Curadoria Digital, Mídias Sociais Digitais, Acervos Culturais Digitais, Inclusão social e digital, Biblioteca Escolar, Inteligência competitiva.

 

Contato: laura_rezende@ufg.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1612227255633180

Grupo de pesquisa:

 

 

Dra. Suely Henrique de Aquino Gomes
Docente permanente

 Foto - Suely Professora titular da Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999); mestrado em Automação de Biblioteca - University College London (1991) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1987), Professora do quadro permanente do Mestrado em Comunicação, Cidadania e Cultura (PPGCOM/FIC), atuando na linha de pesquisa Midia e cultura. As pesquisas conduzidas orbitam nos seguintes temas: comunicação científica; ciência e gênero; ciência inclusiva; corpo, ciência e subjetividade; cibercultura, competência informacional; informação e competitividade. Coordena desde 2009 o GT - Corpo, Gênero e Subjetividade do Seminário Nacional Mídia, Cultura e Cidadania, organizado pelo PPCGCOM/FIC. Lider do grupo de pesquisa Olhares - Corpo, subjetividade, ciência. Tem interesse nas áreas de Ciência da Informação e Comunicação com ênfase em comunicação e divulgação científica; gestão da informação; letramento informacional; corpo, ciência e subjetividade; acessibilidade informacional; ciência e gênero.

Contato: suelygomes@ufg.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3007925506666700 

Grupo de pesquisa: Lumus - Pesquisas em Comunicação Científica e Letramento Informacional e Grupo de Estudos e Pesquisas "Gestão da Informação, Conhecimento e Tecnologias - GICTEC".