Proposta do programa

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, nos níveis Mestrado e Doutorado, busca estabelecer-se como lugar de promoção da reflexão crítica a respeito dos sentidos da comunicação, em duas vertentes de interface a da cultura e a da cidadania.

A proposta deste PPG tem sido garantir um nível elevado de formação pós-graduada, no qual a pesquisa e a reflexão teórica e epistemológica sobre a comunicação possam operar a qualificação da produção de conhecimento na área e estabelecer uma tradição de pensamento, onde a noção de comunicação ocupe a centralidade da composição do objeto.

Com isso, propõe estabelecer as condições para uma reflexão crítica sobre a comunicação na sociedade, seja pela formação de professores e pesquisadores capazes para tal, seja pelo aperfeiçoamento dos recursos humanos disponíveis ao mundo profissional, capazes da compreensão aprofundada a respeito de suas próprias práticas.

Organizado a partir de um elenco harmônico de disciplinas e outras atividades correlatas, vinculadas às linhas de pesquisa Mídia e Cidadania e Mídia e Cultura, o Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Comunicação da Universidade Federal de Goiás, prioritariamente, tem por objetivo propiciar a capacitação e a formação de profissionais para atuarem na docência do ensino superior, na pesquisa científica e no desenvolvimento de atividades inerentes à sua área de concentração.

O Programa também centra esforços no sentido de dotar os egressos com uma formação teórico-metodológica no intuito de formar pesquisadores dentre os graduados e pós-graduados em Comunicação Social e em outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. Tem ainda como objetivo acolher alunos das regiões centro-oeste, norte, nordeste, bem como, alunos de outras regiões do País. Tem ainda como escopo, incorporar estudantes
oriundos de outras instituições e integrantes de programas institucionais brasileiros para a capacitação docente e a pesquisa científica de qualidade.

O Programa, no âmbito dos diversos programas de intercâmbio internacional oferecidos pela UFG, é também receptivo aos estudantes estrangeiros. O profissional egresso do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás deverá estar plenamente capacitado para o exercício da docência universitária e da pesquisa científica de excelência.

Outro objetivo é prover os alunos egressos de elementos necessários para que a qualidade de suas pesquisas seja sistemática, resultando em produções científicas que não sofram de processos de descontinuidade. Ressalte-se que estas produções deverão refletir, consistentemente, em publicação de artigos em periódicos qualificados, livros e capítulos de livros, além da participação assídua e profícua em congressos e seminários acadêmicos do campo da comunicação. Deverá, também, o egresso estar habilitado para o exercício da atividade docente em alto nível, capaz de gerar e transmitir conhecimentos às futuras gerações de profissionais e de pesquisadores dos campos da comunicação e da informação.

Importante dizer que os docentes do PPGCOM estão inseridos nas diferentes comunidades científicas do País onde compartilham suas produções, sendo referência na região Centro-Oeste. Essa interlocução com os pares tem sido intensa, mediante participação regular dos pesquisadores nos principais eventos científicos da área.

Fazem parte desse esforço, também, as recentes iniciativas no sentido de buscar a consultoria de pesquisadores de referência no país e o apoio das instâncias superiores da UFG, visando garantir as medidas acadêmicas e administrativas, para que o PPGCOM dcesenvolva uma produção mais qualificada com resultados que acrescentem ao campo de estudo da comunicação no Brasil.

Alguns resultados práticos desse esforço já se fazem sentir. Praticamente todos os indicadores de qualidade da política nacional de pós-graduação na área da comunicação têm sido visitados pelas iniciativas do Programa, desde o esforço individual em pesquisa e produção acadêmica, de docentes e discentes, até os fortes vínculos com os campos de formação profissional no âmbito da graduação, bem como a promoção de eventos científicos em conjunto com a Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, da qual o PPGCOM faz parte.

Cabe acrescentar ainda que alguns cursos de graduação da FIC estão entre os mais antigos e tradicionais da instituição e do Estado de Goiás. São cursos nas áreas de comunicação social (jornalismo, publicidade e relações públicas) e de ciência da informação (biblioteconomia e gestão da informação), os quais, especificamente em Goiás, têm cumprido um importante papel no campo da profissionalização dos quadros de trabalho e gestão da comunicação e da informação.

Com a recente ampliação do ensino superior privado no país, gerou-se a demanda por formação docente e de pesquisa na área em Goiás e, nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FIC-UFG passou a ter importância estratégica para o desenvolvimento da área no estado.

Hoje, a Faculdade de Informação e Comunicação é uma das unidades acadêmicas mais bem pontuadas em termos de produtividade acadêmica e científica da UFG e tal resultado é devido, principalmente, à elevada repercussão, nos critérios de avaliação da instituição, dos resultados das atividades de pós-graduação. Por tais razões, este Programa ocupa um espaço imprescindível de formação, reflexão e pesquisa, com importante repercussão nas atividades de
produção do conhecimento e qualificação profissional docente no Centro-Oeste do Brasil.