Apresentação


 

Apresentação

 

O Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás oferece, desde 2002, cursos de Pós-graduação nas diversas áreas da comunicação, informação e educação.

Atualmente o Programa têm dois cursos de Pós-graduação:

O Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing tem 360 horas, com aulas as sextas e sábados. A duração do curso é um ano e meio, com 40 vagas. O curso é coordenado pela Professora Simone Tuzzo e conta com a participação de 12 professores da Facomb;

O Curso de Mestrado em Comunicação tem 32 créditos de disciplinas, além da Dissertação de Mestrado e das atividades complementares. A duração prevista para o curso é de 24 e o seu objetivo é a formação de Docentes na área da Comunicação.

 

Linhas de Pesquisa do programa de Pós Graduação em Comunicação


Mídia e Cidadania

Estudo da relação entre mídia e processos de sociabilidade, socialização e exercício da cidadania política nas sociedades contemporâneas. Ênfase nos processos formativos da sociedade em suas variadas matizes políticas criadas, mantidas e transformadas pela mídia no terreno de suas intervenções sóciopolíticas. Estudos que envolvem a natureza da estrutura das intervenções midiáticas na formação e dinâmica de esferas públicas democráticas, plurais e emancipatórias.

C

 

Mídia e Cultura

Estudo da produção cultural midiática em suas interfaces com a dinâmica cultural das sociedades contemporâneas, com relevo sobre questões de identidade, diversidade cultural, multiculturalismo e globalização. Estudo da mídia em suas relações com as questões culturais da contemporaneidade. Ênfase sobre processos de formação de hegemonias, de prática e valores culturais emergentes e alternativos oriundos do ambiente midiático, discursivo e imagético, das suas rotinas produtivas e relações com as demais instâncias culturais da realidade social em geral e, em especial, da sociedade brasileira.