Chamada docente

Chamada PPGCOM/UFG para professor visitante

 

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PROPOSTA DO PPGCOM FIC UFG PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE  

Versão em pdf (português)

 

a)Identificação do Programa de Pós-Graduação proponente:

Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) – Mestrado e Doutorado. 

 

b)  Unidade Acadêmica (ou PRPG) a qual o PPG está vinculado:

Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). 

 

c)   Caracterização do programa de pós-graduação:

           O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), modalidade acadêmica, atende a missão da UFG, que é “[...] gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade”[1]. A finalidade do PPGCOM, portanto, é formar, no nível acadêmico e científico, mestres e doutores em Comunicação comprometidos com a transformação e o desenvolvimento social como um todo. Para cumprir tal finalidade - desde a criação do nível de Mestrado, em 2007, e depois com a implementação do Doutorado em 2019 - tem por objetivo propiciar a capacitação e a formação de profissionais para atuarem na docência do ensino superior, na pesquisa científica e no desenvolvimento de atividades inerentes à sua área de concentração, ou seja, “Comunicação, Cultura e Cidadania”.

           Até o ano de 2020, a área de concentração do PPGCOM foi sustentada por duas linhas de pesquisa: “Mídia e Cidadania” e “Mídia e Cultura”. Em 2021, o Programa passou a contar com uma terceira linha de pesquisa: “Mídia e Informação”, com o objetivo de cumprir metas do seu planejamento estratégico no que concerne à aproximações com o campo das Ciências da Informação, presentes na Área 31 (Comunicação e Informação) da Capes e na FIC/UFG[2].

           No âmbito Stricto Sensu, entre 2007 e 2020, o PPGCOM titulou 206 Mestres em Comunicação. Desde 2019, o Programa possui 29 doutorandos e recebeu três pesquisadoras em estágio pós-doutoral, sendo que duas já concluíram e uma está com as atividades em andamento. Atualmente, o PPGCOM conta com um quadro docente de 19 professores, sendo 16 permanentes, 2 colaboradores e 1 visitante[3].

 

d) Perfil desejado para o Professor a ser contratado conforme as áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa:

Tendo em vista a área de concentração do PPGCOM, bem como as supracitadas linhas de pesquisa, o perfil desejado para o professor visitante a ser contratado é o seguinte:

 

Quadro 1: Perfil desejado para o professor a ser contratado para atuar no PPGCOM

 

ÁREA PRIORITÁRIA DE ATUAÇÃO

Comunicação, Cultura e Cidadania

FORMAÇÃO

Graduação em Comunicação ou em cursos correlatos aos campos da Comunicação e da Informação; Mestrado em Comunicação ou em cursos correlatos aos campos da Comunicação e da Informação e Doutorado em Comunicação ou em cursos correlatos aos

campos da Comunicação e da Informação

PERFIL ESPECÍFICO

Pesquisador estrangeiro com experiência em atuação no ensino superior e na pós- graduação stricto sensu na área Comunicação ou Informação, que possua produção

científica relevante e seja capaz de se comunicar em Português ou Espanhol

Fonte: Elaborado pela Comissão interna do PPGCOM e aprovado pela Coordenadoria do mesmo.

 

e) Justificativas para a contribuição da vaga ao fortalecimento ou ao alcance de metas e objetivos do PPG, conforme o Planejamento Estratégico do Programa:

A Comissão de Planejamento Estratégico e Autoavaliação do PPGCOM foi instituída em 2020 por meio da Portaria Sei FIC/UFG n. 44/2020[4] e reestruturada em 2021 com vistas a agregar mais docentes que atuam nessa área e discentes, ficando portanto, com a seguinte composição: Ana Carolina Rocha Pessôa Temer (presidenta); Katia Kelvis Cassiano, Suely Henrique de Aquino Gomes, Tiago Mainieri de Oliveira e os discentes Gabriel Resende da Silva e Letícia Benevides Araújo Almeida (Portaria Sei n. 44, de 15 de junho de 2021). A estruturação do Planejamento Estratégico do PPGCOM, finalizada em fevereiro de 2021, teve como subsídios os seguintes marcos referenciais:

 

Estatuto e Regimento Geral da UFG; b) Regulamento Geral de Pós-Graduação na UFG; c) Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 da UFG; d) Documentos orientadores da Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes, quais sejam: ficha de avaliação quadrienal, documentos orientadores da APCN, da avaliação e da formação doutoral e PNGP, documentos da Comissão de Acompanhamento e Relatório do GT Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação; e) Documentos orientadores da Coordenação da Área Comunicação e Informação/CAPES; f) Documentos orientadores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFG; g) Referenciais e políticas em curso desenvolvidas pela Coordenadoria do próprio Programa (PROGRAMA, 2021, p. 5)[5].

 

No que diz respeito ao alinhamento estratégico com o PDI da UFG (2018-2022)[6], o PPGCOM faz uma leitura de que esse [...] documento apresenta uma acurada radiografia da Universidade que contempla o perfil institucional, a missão, os princípios, as finalidades, a história e a inserção social (PROGRAMA, 2021, p. 8), além de detalhar “[...] o projeto pedagógico institucional da UFG, sua organização didático pedagógica, as políticas institucionais, a ordenação acadêmica e administrativa, os cursos oferecidos e o quadro de pessoal” (PROGRAMA, 2021, p. 8). Ademais, o PDI apresenta 62 objetivos e metas (OM) que devem ser priorizados até o próximo ano, sendo que diversas estão relacionadas ao universo da pós-graduação e ao campo da internacionalização e se interseccionam com os objetivos estratégicos do PPGCOM, tal como sintetiza o quadro a seguir:

 

Quadro 2: Relações do Planejamento Estratégico do PPGCOM com os objetivos e metas do PDI/UFG no que concerne à internacionalização

 

OM PDI UFG

AÇÃO ESTRATÉGICA DO PPGCOM E LOCALIZAÇÃO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROGRAMA

Consolidar os Programas de Pós- Graduação stricto sensu na UFG, aumentando em 25% o número de cursos de Doutorado, em 20% o número de cursos com nota 4 ou 5 nas avaliações da CAPES e dobrando o número de cursos de excelência, com

notas 6 e 7 na CAPES (OM9);

“No processo avaliativo da Capes referente à quadrienal 2013/2016, o PPGCOM obteve a nota 4, o que permitiu ao mesmo a submissão de Avaliação de Proposta de Cursos Novos (APCN) para a formação em nível de doutoramento, obtendo-se sucesso no pleito, uma vez que, em 2018, o PPGCOM foi autorizado a dar início ao curso de Doutorado, consolidando-se assim, de fato, como um Programa de Pós-Graduação que oferece cursos de especialização, mestrado e doutorado, além de desenvolver também atividades ligadas ao estágio pós-doutoral” (PROGRAMA, 2021, p. 20).

No momento, a avaliação é que, apesar de ainda não contar com defesas de doutorado, existe possibilidade do PPGCOM atingir a nota 5 na avaliação quadrienal 2017/2020, o que também corrobora com a OM9 do PDI/UFG.

* Item 6.5 – PONTOS FORTES, especificamente no subitem 6.5.1 – Implementação do Doutorado em 2019 (p. 20)

Promover a mobilidade internacional acadêmica e administrativa da UFG para o exterior (OM54);

“c) Ações de internacionalização – participação de eventos no exterior, doutorado em cotutela, doutorado sanduíche e dupla titulação; d) Focar nas perspectivas do processo de internacionalização, identificando, por exemplo a atuação do Programa na redução de assimetrias regionais e intra-regionais; e) Aproximar o Programa das políticas de pós-graduação da UFG, principalmente por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) mas também por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI);” (PROGRAMA, 2021, p. 18-19).

 

Em 2021 o PPGCOM teve uma proposta de doutorado sanduíche no exterior aprovada no Edital PDSE Capes 19/2020, cuja bolsa já foi outorgada. Trata-se da pesquisa “Aquilombamento virtual nas redes sociais digitais: auto-preservação e resistência em comunidades virtualizadas”, do doutorando Lucas Lustosa de Brito, orientado no PPGCOM pelo prof. Magno Luiz Medeiros e na University of California, San Diego – Ucsd pela professora Akosua Boatema Boateng.

Conforme está explicitado no Planejamento Estratégico do Programa, “A fim de

aprimorar o processo do planejamento estratégico participativo e aprofundar o

alinhamento com as políticas da PRPG/UFG em relação PDI, o PPGCOM participou de diversas atividades desta Pró-Reitoria com vistas a sensibilizar, constituir equipe de coordenação, acompanhamento e apreciação focadas tanto na avaliação quadrienal, quanto na autoavaliação, no projeto político pedagógico, na internacionalização e na comunicação, com destaque para o Programa de Apoio à Gestão na Pós-graduação (PAGPG).” (PROGRAMA, 2021, p. 9).

* Item 5.9 – OUTRAS AÇÕES DE PLANEJAMENTO A MÉDIO PRAZO (p. 18).

“Em função das observações feitas na última avaliação quadrienal, o PPGCOM está

dando continuidade e estreitando as relações institucionais com outros programas de pós-graduação em Goiás, no Centro-Oeste, no Brasil e no exterior. Da mesma forma, têm sido realizados esforços para aumentar a participação dos discentes e docentes em eventos da área, como estratégia para consolidação de contatos e ampliação da produção intelectual. Nesse sentido, o PPGCOM busca disponibilizar recursos para viabilizar essa participação. O Programa também tem investido em visibilidade, ampliando as informações no seu site e facilitando a navegação dos usuários, inclusive disponibilizando na íntegra a totalidade das dissertações defendidas e criando blogs e outros espaços para exposição dos trabalhos realizados por alunos e professores.” (PROGRAMA, 2021, p. 22-23), o que também corrobora com o fortalecimento da OM 54 do PDI/UFG.

* Item 6.6 – PONTOS A SEREM MELHORADOS, especificamente no subitem 6.6.1

– Internacionalização e ampliação das redes de pesquisa (p. 22)

Promover a atração e

a recepção de estudantes e pesquisadores estrangeiros (OM55);

“e) Aderir a outros editais da PRPG/UFG focados em formação a nível de mestrado e

de doutorado para docentes brasileiros e estrangeiros” (PROGRAMA, 2021, p. 14). Ressalta-se que recentemente o PPGCOM aderiu ao edital PAEC/OEA com oferta de uma vaga de mestrado para a qual foi selecionada uma estudante de Honduras; ao edital PROAFRI/GCUB também com uma vaga de mestrado e manifestou interesse em ofertar três disciplinas com o Instituto Politécnico de Bragança/Portugal na modalidade COIL.

* Item 5.2 – IMPACTO SOCIAL E EDUCACIONAL, especificamente no subitem

5.5.2 – Ações propostas para aumentar o Impacto educacional (p. 14)

“c) Ampliar a divulgação do processo seletivo no Brasil, América Latina e países

africanos de língua portuguesa; [...] e) Convidar professores (egressos ou não) de outras instituições regionais, nacionais ou internacionais para participar de pesquisas conjuntas ou coordenadas; f) Compor grupos de pesquisa regionais, nacionais e internacionais com profissionais de outras instituições;” (PROGRAMA, 2021, p. 15). Tal como consta no Relatório Sucupira da última quadrienal, o PPGCOM vem investindo na divulgação dos processos seletivos nos supracitados eixos geográficos que estão em consonância com o PDI/UFG, que explicita interação com a América Latina, aproximações com a África, a Ásia e a Oceania e consolidação de parcerias com instituições europeias e norte-americanas. O mesmo vem ocorrendo com pesquisas conjuntas e grupos de pesquisa internacionais.

* Item 5.3 – RECONHECIMENTO SOCIAL DO CURSO, especificamente no item

5.3.1 - Ações propostas para ampliar o reconhecimento social (p. 14)

Promover a inserção

da UFG em programas, projetos e atividades internacionais que envolvam ensino, pesquisa, inovação,

extensão e cultura (OM56);

“a) Aumentar a visibilidade do curso, com a realização de eventos regionais, nacionais

e internacionais;” (PROGRAMA, 2021, p. 14).

Desde a XIV edição do Semic, ocorrida em março de 2021, o PPGCOM alterou a escala deste evento de nacional para internacional, passando o mesmo a denominar-se “Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação (SEMIC)[7]. Em junho de 2020, o Programa também organizou o Workshop On Media, Information and Data Science (WMIDS)[8], e prepara a sua segunda edição para outubro deste ano. Além

disso, docentes e discentes têm marcado presença em importantes eventos internacionais do campo da Comunicação e Informação, tal como pode-se visualizar no diagnóstico empreendido pelo Programa para subsidiar o Relatório Sucupira da última quadrienal.

* Item 5.3 – RECONHECIMENTO SOCIAL DO CURSO, especificamente no item

5.3.1 - Ações propostas para ampliar o reconhecimento social (p. 14)

Promover a diversificação dos eixos geográficos de atuação (OM58).

“Outro objetivo em termos de internacionalização do PPGCOM é a consolidação de pesquisas em cooperação com universidades estrangeiras, pois se espera também investir em redes de pesquisa regionais, nacionais e internacionais, fortalecendo assim a produção científica e acadêmica de docentes e discentes”. (PROGRAMA, 2021, p. 24- 25), o que tem sido realizado e está em consonância com a OM58 do PDI/UFG.

 

* Item 7 – OUTROS ASPECTOS ESTRATÉGICOS (p. 24-25).

Fonte: Elaborado pela Comissão interna do PPGCOM e aprovado pela Coordenadoria do mesmo.

 

 f) Plano de Trabalho pretendido para ser executado pelo Professor contratado, contemplando os benefícios e a inserção coletiva do pesquisador no Programa:

 

Quadro 3: Plano de Trabalho pretendido pelo PPGCOM a ser executado pelo professor contratado

 

DIMENSÃO

ATIVIDADE

OBSERVAÇÃO

 

FORMAÇÃO

Oferta de 4 disciplinas relacionadas à área de concentração do PPGCOM ou à linha de pesquisa a qual o professor se vincular, sendo

uma por ano (2022 a 2025)

As disciplinas serão definidas em comum acordo com o professor, seguindo as diretrizes do planejamento estratégico de

oferta de disciplinas do Programa

Orientação de 3 mestrandos, sendo:

-  1 com início em 2022 vinculado ao Programa Qualificar da UFG

-          2 com ingresso em 2023, sendo um vinculado ao Programa Qualificar da UFG

Considerando o tempo regulamentar para a finalização do mestrado, que é de até 24 meses e a possibilidade de contratar o professor visitante por até 4 anos e levando

em conta que o seletivo do PPGCOM ocorre sempre no 2º semestre letivo

Orientação de 1 doutorando com início em 2022 vinculado ao Programa Qualificar da UFG

Considerando o tempo regulamentar para a finalização do doutorado, que é de até 36 meses, e a possibilidade de contratar o professor visitante por até 4 anos e levando em conta que o seletivo do PPGCOM ocorre

sempre no 2º semestre letivo

Possibilidade de coorientar dissertações e

teses

A depender da temática do objeto de estudo

e de concordância entre as partes

Participação em bancas de qualificação e defesa do Mestrado e do Doutorado

O convite será incentivado pela Coordenação do Programa e a participação será construída

de acordo com o perfil do docente

 

PESQUISA E PRODUÇÃO ACADÊMI- CA

Coordenação de 1 GT no Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação (Semic), evento do PPGCOM que

já está na sua XV edição

GT a ser proposto pelo docente de acordo com a área de concentração e linhas de pesquisa do Programa, bem como ao perfil

do próprio docente

Engajamento nas pesquisas colaborativas organizadas nas linhas de pesquisa e grupos de pesquisa do PPGCOM[9], bem como abertura para que docentes do Programa se aproximem

de grupos e redes de pesquisa internacionais

As especificidades dessas ações precisam ser definidas posteriormente, a partir do perfil do professor visitante e aderência às linhas e grupos de pesquisa já existentes no Programa

Divulgação de resultados parciais e finais de

pesquisas empreendidas com docentes e discentes do PPGCOM em eventos importantes para a área 31 da Capes (Comunicação e Informação) no Brasil e abertura para que a comunidade acadêmica do PPGCOM participe de eventos internacionais dos campos comunicacional e informacional, a partir de indicações do professor visitante

Os principais eventos são os encontros

anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós); da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e da Associação Latino Americana de Investigadores da

Comunicação (ALAIC)

Divulgação de resultados parciais e finais de pesquisas empreendidas com docentes e discentes do PPGCOM em periódicos qualificados pela Capes na área Comunicação e Informação com qualis B2 acima (para pesquisas com estudantes) e A (para pesquisas com docentes), bem como veiculação de

produções periódicos internacionais, mediante iniciativa do professor visitante

Espera-se que o professor visitante mantenha um fluxo constante de produção intelectual, com publicação em periódicos qualificados pela área, compatível com 320 pontos em 4 anos, de acordo com a tabela de credenciamento/ recredenciamento do PPGCOM[10]

 

IMPACTO E RELEVÂN- CIA SOCIAL

Participação nos projetos de extensão[11] empreendidos pelo PPGCOM, os quais possuem tanto impacto quanto relevância

social, a exemplo do Programa de Extensão intitulado “Enredos Digitais"[12]

Ressalta-se que há uma compreensão do PPGCOM de que todas as dimensões anteriormente detalhadas neste Quadro

também se referem ao impacto e à relevância social

 

INOVAÇÃO E INSERÇÃO INTERNA- CIONAL

Abertura de caminhos para que a comunidade do PPGCOM tenha contato com novas metodologias e escopos de pesquisas relacionadas à área de concentração do Programa, bem como, conforme foi mencionado, auxílio no aprimoramento da inserção internacional do seu corpo docente e discente, seja em aproximações com grupos e redes de pesquisa, eventos ou periódicos

Reitera-se que para o atual momento do PPGCOM a inserção internacional é um ponto crucial, tal como está detalhado no Planejamento Estratégico do mesmo

Fonte: Elaborado pela Comissão interna do PPGCOM e aprovado pela Coordenadoria do mesmo.

 

g) Resultados esperados pelo PPG nas seguintes dimensões: formação, pesquisa e produção acadêmica, impacto e relevância social, inovação e inserção internacional:


Os principais resultados esperados pelo PPGCOM nas respectivas dimensões foram explicitados no Quadro 3, inserido no item anterior. Todavia, ressalta-se aqui alguns complementos, de acordo com o entendimento do Programa acerca da importância da contratação do professor visitante. Primeiramente, destaca-se que a formação para pesquisa e para a produção acadêmica deve ser uma estratégia para inclusão social e para vencer as grandes desigualdades sociais são uma realidade no Brasil e na América Latina (AL). Essa é uma questão central para a área 31 da Capes (Comunicação e Informação) e, particularmente, relevante à área de concentração do PPGCOM. Nesse sentido, o Programa entende que a inserção de pesquisadores de outros países irá potencializar a compreensão das relações, fluxos e produção simbólica entre os processos comunicacionais e as sociedades, elementos fundamentais para o desenvolvimento regional do Brasil e da AL.

A presença de um professor convidado de gabarito internacional irá proporcionar um conhecimento maior de outras realidades que, embora próximas, ainda são pouco conhecidas. Nesse processo, a troca de experiência em pesquisa, além do desenvolvimento de publicações e ações em conjunto, serão um reforço importante ao atual momento do PPGCOM. O impacto desses trabalhos, pesquisas compartilhadas e publicações conjuntas, terão grande potencial para aumentar a visibilidade do PPGCOM, a qualidade e a quantidade de publicações e a participação em grupos de pesquisas e instituições internacionais de relevância na área da Comunicação, produzindo informações/conhecimento que podem inclusive sensibilizar órgãos nacionais, internacionais e a opinião pública, trazendo ganhos para o Programa, para UFG e para os estudos em Comunicação no Brasil.

Acrescenta-se que o PPGCOM atende demandas de estudantes latino-americanos que buscam uma pós-graduação, já tendo recebido alunos em Convênio com a OEA, o que também irá ocorrer este ano, tendo em vista o último edital que aprovou uma estudante de Honduras. A inclusão de pesquisadores latinos ou da Península Ibérica pode ampliar e enriquecer essa relação, aumentando ainda mais a contribuição e a visibilidade do PPGCOM em pesquisas e publicações internacionais.

 

h) Disponibilidade de estrutura física para a instalação e atuação do professor/pesquisador na Unidade Acadêmica:

Na FIC, localizada no Câmpus Samambaia da UFG, o PPGCOM possui espaço físico próprio composto por sala da Coordenação e da Vice-Coordenação; sala de elaboração e controle destinada à equipe da Revista Comunicação & Informação; sala da Secretaria informatizada conjugada com arquivos digitais e físicos; sala das Coordenações dos Cursos de Especialização; sala de estudos que também funciona como sala de reunião para os grupos de pesquisa, representação estudantil, bem como para atividades de orientação e outras correlatas; laboratório de informática específico para os docentes e discentes do Programa munido com computadores com acesso à internet e softwares que comumente são utilizados para o desenvolvimento de pesquisas na área, bem como bancadas com ponto de internet para notebooks; 2 salas de aula e um miniauditório aparelhados com internet, equipamento de projeção de vídeo, equipamentos de áudio, lousa e ar condicionado exclusivos para as suas atividades, tais como qualificações, defesas e apresentações direcionadas.

A comunidade acadêmica do PPGCOM também pode contar, mediante agendamento, com outras 5 salas de aula, 1 auditório e 1 miniauditório na FIC, além de salas de aula e espaços laboratoriais e de eventos nos Centros de Aulas e em outros espaços da UFG. O auditório da FIC comporta 100 pessoas e é totalmente equipado para atividades especiais, como palestras, seminários e afins. Já o miniauditório, dotado com isolamento acústico, fica localizado no interior do Comunica Estúdio (Estúdio de Televisão), e geralmente é utilizado para qualificações, defesas e apresentações direcionadas.

É importante salientar que a FIC-UFG também dispõe de gabinetes para os professores e diversos ambientes de reunião nos quais os estudantes podem ser recebidos para orientação ou mesmo realizar reuniões de estudos e de outros assuntos do seu interesse. Esses locais são equipados com computadores com acesso à internet por fibra óptica e via rede wifi que abarca todo o Campus Samambaia da UFG por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o que beneficia a comunidade acadêmica tanto no que se refere à segurança dos dados, quanto na constância e velocidade da informação. Se computadas as salas de informática e de redação informatizada da FIC-UFG como um todo, os discentes contam com mais de 200 computadores que podem ser acessados mediante agendamento, sem contar com os dos ambientes exclusivos do PPGCOM, que estão sempre disponíveis aos mesmos.

Toda essa infraestrutura será disponibilizada ao professor visitante. Em termos de sala de trabalho, pretende-se acomodar o futuro professor no gabinete hoje ocupado pela professora Rosana Maria Ribeiro Borges, tendo em vista que este possui dois ambientes equipados com aparelhos de informática e internet e, com aposentadorias recentes, tem sido utilizado apenas pela docente.

 

i) Cronograma de implantação e execução da proposta:  

Quadro 4: Cronograma de implantação e execução da proposta

 

ATIVIDADE

2022

2023

2024

2025

Oferta disciplina relacionadas à área de concentração do PPGCOM ou à linha

de pesquisa a qual o professor se vincular

X

X

X

X

Início da orientação de 1 mestrando vinculado ao Programa Qualificar/UFG

X

 

 

 

Início da orientação de 1 doutorando vinculado ao Programa Qualificar/UFG

X

 

 

 

Coorientação de dissertações e teses (a depender da temática do objeto de

estudo e concordância entre as partes)

X

X

X

X

Participação em bancas de qualificação e defesa do Mestrado e do Doutorado

X

X

X

X

Coordenação de 1 GT Semic, evento internacional organizado pelo PPGCOM

X

X

X

X

Engajamento em pesquisas, participação em eventos e publicação em

periódicos em escala regional, nacional e internacional

X

X

X

X

Participação nos projetos de extensão empreendidos pelo PPGCOM

X

X

X

X

Início da orientação de 2 mestrandos, sendo 1 vinculado ao Programa

Qualificar UFG

 

X

 

 

Condução das bancas de qualificação e defesa das orientações no Mestrado e do Doutorado

 

X

X

X

Fonte: Elaborado pela Comissão interna do PPGCOM e aprovado pela Coordenadoria do mesmo.

 

-----

 

Contatos:

Profa. Rosana Maria Ribeiro Borges

Coordenadora do PPGCOM FIC/UFG

E-mail: rosana_borges@ufg.br

 

[1] Disponível em disponível em https://www.ufg.br/p/6404-missao. Acesso em 14 jun. 2021.

[2] Além da Pós-Graduação, a FIC/UFG possui cinco cursos de graduação, sendo três relacionados à área de Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) e dois ao campo da Ciência da Informação (Biblioteconomia e Gestão da Informação).

[3] No site do PPGCOM, o corpo docente pode ser acessado por meio do link https://ppgcom.fic.ufg.br/p/35605- corpo-docente.

[4] Composta pelas professoras Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Kátia Kelvis Cassiano e Suely Henrique de Aquino Gomes.

[5] De acordo com tais marcos orientadores, a Coordenadoria do PPGCOM compreende que “[...] o planejamento é um processo que envolve aspectos avaliativos participativos que são estabelecidos e autogeridos pelo próprio Programa, sendo uma estratégia complementar para garantir a qualidade e os avanços almejados” (PROGRAMA, 2021, p. 5). Desse modo, para o coletivo do PPGCOM, o ato de planejar envolve elucidações quanto aos objetivos que se pretende atingir, bem como às ações e recursos necessários e disponíveis, a fim de que os propósitos sejam granjeados.

[6] Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1/o/PDI_UFG_-

_Plano_de_desenvolvimento_institucional_2018-2022.pdf. Acesso em 16 fev. 2021.

 

[7] Site do evento: https://semic.fic.ufg.br/. Acesso em 12 jun. 2021.

[8] Site do evento: https://gta.fic.ufg.br/p/33101-wmids-2020. Acesso em 12 jun. 2021.

[9] Disponível em https://ppgcom.fic.ufg.br/p/35605-corpo-docente.

[10] Disponível aqui.

[11] Disponível em https://ppgcom.fic.ufg.br/p/38306-extensao.

[12] Disponível em www.youtube.com/enredosdigitais.

Fonte: Secretaria

Categorias: seleção docente