Chamada para publicação

Chamada para publicação capítulo livro - Performances da Recepção

Confira a temática, normas para submissão, prazos e todas as informações. 

Chamada para publicação de capítulo no livro:
Performances da Recepção         

           Os estudos de performances nascem com os primeiros ensaios do antropólogo Milton Singer em 1955, em diálogo com seu colega de trabalho na Universidade de Chicago, o sociólogo, comunicador e etnolinguísta, Robert Redfield e se popularizaram a partir das interlocuções entre o antropólogo Victor Turner (1953; 1969) e o teatrólogo Richard Schechner (1985; 1988) em relação aos aspectos
comuns entre o ritual e o teatro, como reflexos ou analogias da vida social. Como um conceito e uma metodologia de análise ancorados na interdisciplinaridade, as performances culturais propiciam inovar em termos teóricos e metodológicos ao acolher pesquisas que agregam objetos e temáticas culturais originadas em diversos campos do conhecimento.

              Articulando-os com os estudos de recepção no campo da Comunicação, nesse âmbito, impulsionados pela corrente dos Estudos Culturais britânicos e por pensadores da área na América Latina, a partir de perspectivas em torno do consumo midiático, temos as possibilidades de analisar, por exemplo, como performam aqueles que recebem produções culturais mediadas por mídias eletrônicas e tecnologias da informação e comunicação (TIC). Leva-se em conta aqui produções culturais como as artes visuais, cênicas e musicais, o cinema, a televisão, o vídeo, o rádio, bem como a diversidade de expressões que a internet tem permitido em termos de formatos e interação. Do mesmo modo, interessa-nos observar aspectos da recepção comunicacional nas atividades voltadas para o público - notadamente as exposições e as chamadas atividades educativas - em instituições culturais do campo do patrimônio e da memória, como museus, arquivos, centros culturais e bibliotecas. A ênfase do livro se dará tanto nos modos da produção de conteúdos quanto nos modos de apropriação e como se articulam os vínculos entre os universos culturais dos produtores e receptores.

Referências:
SCHECHNER, Richard. Between Theater and Anthropology. Philadelphia:
University of Pennsylvania Press, 1985.
SCHECHNER, Richard. From ritual to theater and back: the efficacyentertainment
braid. In: SCHECHNER, Richard. Performance Theory. London:
Routledge, 1988. p. 106-152.
SINGER, Milton Borah. The Cultural Pattern of Indian Civilization: A Preliminary
Report of a Methodological Field Study. Far Eastern Quaterly XV, 1955.

TURNER, Victor. Lunda rites and ceremonies. "e occasional
papers of the Rhodes -Livingstone Museum, University
of Zambia by Manchester University Press, n.
10, p. 335-388, 1953.
______. "The drums of affliction: a study of religious processes
among the Ndembu of Zambia. Oxford: Oxford University
Press, 1968. 326 p.
______. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis:
Vozes, 1974 [1969]. 248 p.
______. From ritual to theatre: the human seriousness of
play. New York: PAJ Publications, 1982. 127 p.

Organização


Dra. Lara Lima Satler
Professora da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás
Editora da Revista Comunicação e Informação
https://revistas.ufg.br/ci
Pesquisadora e docente nos Programas de Pós-Graduação em Performances Culturais e Comunicação
http://lattes.cnpq.br/7575445484262991

Prof. Dr. Ricardo Pavan
Professor Associado da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás
Coordenador do Curso de Jornalismo da FIC-UFG e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
http://lattes.cnpq.br/1247890099444160

Profa. Dra. Vânia de Oliveira
Professora Associada da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás
Vice coordenadora do Bacharelado em Museologia e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Performances Culturais
http://lattes.cnpq.br/1883361659918132

Datas

Os capítulos serão recebidos até o dia 28 de fevereiro de 2021 pelo e-mail: performances.arquivos@gmail.com
Envio de pareceres aos textos submetidos: 15 de maio de 2021
Edição e editoração dos manuscritos aprovados: 15 de junho de 2021
Publicação prevista para: 1º semestre de 2021

Normas para submissão


- Os textos deverão ter entre 10 a 15 páginas;
- Cada capítulo poderá ter, no máximo, 03 autores.
- Word for Windows 2003 ou mais recente;
- Times New Roman 12;
- Espaçamento entre linhas 1,5, sem espaço entre parágrafos;
- Alinhamento justificado, tabulação de parágrafos padrão de 1,25 cm;
- Margens superior, inferior, esquerda e direita de 3 cm;
- Título em Times New Roman 12, negrito, centralizado;
- Na segunda linha abaixo do título, nome do autor alinhado à direita, com uma nota de rodapé em numeração arábica, contendo o tipo de vínculo, instituição, cidade, país e e-mail;

- Todas as notas de rodapé devem estar em Times New Roman 10, espaçamento simples;
- Na segunda linha abaixo do nome do autor, resumo de até 100 palavras em Times New Roman 11, espaçamento simples, com a palavra “RESUMO” em caixa alta seguida de dois pontos;
- O texto deverá ser iniciado na terceira linha abaixo do resumo;
- Se houver subtítulos, deverão ser escritos em negrito, alinhados à esquerda, em numeração arábica;

- Citações de até 3 linhas devem integrar o corpo do texto com aspas duplas, seguidas do sobrenome do autor em caixa alta, ano de publicação e página(s) entre parênteses (SOBRENOME, ano, p. 0000);
- Citações de mais de 3 linhas devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, Times New Roman 11, espaçamento simples, sem aspas e também seguidas de (SOBRENOME, ano, p. 00-00);
- Nunca utilizar a fonte sublinhada; para títulos de livros e outros destaques, utilizar o itálico;
- Interpolações e omissões deverão ser assinaladas entre colchetes [...]
- Na terceira linha após o final do texto, escrever “REFERÊNCIAS” em caixa alta, alinhado à esquerda; na segunda linha abaixo, mencionar todas as referências utilizadas no artigo, em espaço simples e em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, seguindo as especificações:
- Livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor; SOBRENOME DO 2o AUTOR, Nome do 2o Autor. “Capítulo do livro entre aspas”. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor (Org.). Título do livro em itálico. Tradução de Nome do Tradutor. 0a ed. Local de publicação: Nome da editora, data da publicação, p. páginas em que está presente o artigo.
- Artigos em periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. “Título do artigo entre aspas”. Nome do periódico em itálico, Local de publicação, v. Volume do periódico, n. Número do periódico, p. Páginas em que está presente o artigo, data.

Investimento


Os textos aceitos não terão custos de publicação para os autores/as.

Sobre plágio


Ao submeter o seu texto para publicação, deverão declarar, em um termo a ser disponibilizado pela editora, que têm consciência das normas da ABNT e que as citações e paráfrases dos autores estão indicadas e apresentam a origem da ideia do autor com as respectivas obras e anos de publicação.
Caso não apresente estas indicações, ou seja, caracterize crime de plágio, estão cientes das implantações legais decorrentes deste procedimento e se responsabilizam única e totalmente por este ato, isentando o Centro Editorial e Gráfico da Universidade Federal de Goiás (Cegraf/UFG) de qualquer responsabilidade legal em decorrência da(s) sua(s) atitude(s).

Devem estar cientes também que o Cegraf/UFG divulga os trabalhos acadêmicos presentes em suas obras e não se responsabiliza de maneira alguma por qualquer tipo de plágio, cópia ou citação indevida por parte de qualquer integrante dos seus livros e CONDENA VEEMENTEMENTE ESTA PRÁTICA.
A editora confia na idoneidade moral e intelectual de seus autores. Portanto, qualquer responsabilidade legal neste quesito é de única e integral responsabilidade do autor e ou organizador da obra. No caso da identificação do crime de plágio em qualquer tempo, os investimentos efetuados não serão devolvidos e os responsáveis concordam em ressarcir a editora de qualquer custo/multa/prejuízo oriundo deste crime.

Fonte: Secretaria do PPGCOM