Matutina Meiapontense

Doutoranda do PPGCOM apresenta pesquisa em Lisboa

Alessandra Curado (Mídia e Cultura) falará sobre o primeiro jornal de Goiás na Conferência Internacional de História do Jornalismo, em outubro.

A jornalista e pesquisadora goiana Alessandra Curado, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Goiás (UFG), teve seu trabalho selecionado para ser apresentado na Conferência Internacional de História do Jornalismo, que será realizada em outubro em Lisboa, Portugal. A pesquisa tem como objeto o primeiro jornal de Goiás e de todo o Centro-Oeste brasileiro, A Matutina Meiapontense, veiculado no século 19, entre os anos de 1830 e 1834. O jornal era impresso em Meia Ponte, atual Cidade de Pirenópolis, berço cultural de Goiás.

“Foi uma alegria muito grande quando recebi o e-mail da organização do Congresso informando que meu trabalho foi selecionado pela relevância histórica. Primeiro porque enquanto pesquisadora acadêmica, minha intenção é que os trabalhos perpassem os muros da Universidade. Segundo, enquanto goiana e apaixonada pelo jornalismo e pela nossa história, esta será uma oportunidade excepcional para mostrar um pouco do nosso estado e sua riqueza cultural”, enfatiza Curado.

O jornal foi veiculado entre os anos 1830 e 1834, em Meia Ponte, atual Cidade de Pirenópolis

No estudo, Alessandra faz uma análise da narrativa do jornal e sua influência na ascensão da lusofobia [apatia aos portugueses] em Goiás, naquele período. “Depois da abdicação de D. Pedro I ao trono brasileiro, iniciou-se no Brasil um intenso movimento conservador e nacionalista que teve como consequência o ódio extremo aos portugueses. Goiás também viveu essa ascensão. Tivemos a expulsão do governador do estado da época apenas pelo fato dele ser português. Apesar de distante da coroa no Rio de Janeiro, Goiás também sofreu influências das movimentações políticas ocorridas por lá”, explica.

O Congresso reúne pesquisadores do Brasil, França, Espanha, Inglaterra e Portugal, nos dias 3 e 4 de outubro, em Lisboa. Alessandra participa com o apoio do PPGCOM/UFG. No Programa, a pesquisadora é orientada pela professora dra. Andréa Pereira dos Santos, da linha de pesquisa Mídia e Cultura.

Fonte: Secretaria do PPGCOM

Categorias: NOTÍCIA eventos Internacionalização pesquisa Doutorado Jornalismo PPGCOM