Colóquio de Apresentação de Produções Acadêmicas, o CAPPA, torna-se evento nacional

Em sua sexta edição este ano, o CAPPA cresceu e se transformou num evento nacional, fazendo parte agora da I Semana de Arte e Cultura da UFG.

Em uma parceria da Faculdade de Informação e Comunicação com a Faculdade de Filosofia, o IV Colóquio de Apresentação de Produções Acadêmicas aconteceu entre os dias 3 e 5 de junho, na UFG, e teve como sua principal proposta abrir espaço para as produções acadêmicas de docentes, discentes e seus colaboradores, com o intuito de promover o debate e o compartilhamento de conhecimentos através das conferências e dos grupos de trabalhos (GTs).

A vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, professora de Publicidade e Propaganda na FIC e organizadora do evento, Ana Rita Vidica, comenta que o CAPPA foi criado incialmente com o propósito de incentivar os alunos do curso de Publicidade e Propaganda a produzirem trabalhos acadêmicos, praticarem e qualificarem a apresentação de suas produções, contando até com a presença de avaliadores para propiciar uma experiência completa e prática.

Agora, com uma dimensão ainda maior, o colóquio “busca trabalhar ainda mais para trazer discentes não só da publicidade, mas também do jornalismo, das relações públicas e até mesmo de fora; esse é um dos nossos objetivos para o próximo ano”. A participação dos professores e alunos da pós-graduação, trabalhando como avaliadores e moderadores, também é parte crucial da proposta do evento, pois cria uma relação fora da sala de aula e estimula ainda mais a formação acadêmica, favorecendo o crescimento do estudantes.

Durante os três dias de evento, houve a participação de palestrantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e das instituições privadas Magazine Luiza de São Paulo e Organização Jaime Câmara de Goiânia. Assim, foram contempladas tanto discussões acadêmicas quanto perspectivas mercadológicas no campo da Comunicação.

A professora da UFRJ Maria Cristina Franco Ferraz e o professor Erickson Saint Clari, da UFF, foram convidados para a palestra de abertura do CAPPA, apresentando um debate sobre a série Black Mirror. Já no encerramento do evento, foram convidados para a palestra Matheus Ribeiro, editor e apresentador da TV Anhanguera, e Pedro Aranha, coordenador de Novos Negócios do Magazine Luiza.

Juntamente com os convidados, vários professores da FIC e alunos do PPGCOM participaram do colóquio, coordenando os GTs e apresentando seus trabalhos. Neste espírito de aperfeiçoamento da formação acadêmica, o Colóquio de Apresentação de Produções Acadêmicas do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda ampliou ainda mais seus horizontes ao abrir chamada pública aos trabalhos que dialogassem com a temática dos GTs, que se dividiram em 5 eixos temáticos:

1. Marketing, Estratégia e Contemporaneidade;
  2. Caiu na rede, ainda é Cinema?;
  3. Criatividade em Prática;
  4. Comunicação, Narrativa e Tecnologia;
  5. Imagem Fotográfica.

Além da realização do evento anual, o CAPPA se abriu também, em 2019, à organização e divulgação dos trabalhos acadêmicos dos discentes de Publicidade e Propaganda da UFG, por meio das apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso I e II, ambas abertas ao público. Os textos completos do TCC II foram publicados no site, constituindo-se no repositório de trabalhos de conclusão de curso para pesquisas dos docentes e discentes do curso e demais interessados. Para ter acesso a mais informações e aos trabalhos apresentados, basta acessar o site: https://cappa.fic.ufg.br/

Publicada em 17/06/19