I Congresso Regional de Mídia, Comunicação e Cultura
Apresentação
O I Congresso Regional de Mídia, Comunicação e Cultura resulta da ampliação de seu congênere anterior, o I Simpósio Regional: Mídia Comunicação e Cultura, realizado na UNISO – Universidade de Sorocaba em dezembro de 2006. A opção pelo formato inicial de simpósio foi definida por duas razões. A primeira significou a necessidade de uma análise qualitativa da adesão por pesquisadores, professores e estudantes e a segunda a receptividade por outras instituições acadêmicas. Analisados os resultados, surpreendentemente evidenciou-se a urgência em se estender estudos sobre os fenômenos midiáticos, sob o perspectiva da produção cultural de massas e, nesta, o reflexo da expressão artística individual e coletiva. Sabendo-se que a interlocução de saberes é critério determinante para a intelecção ontológica do sujeito e que os meios de comunicação operam a transmissão de sentidos, procurou-se organizar o I Congresso de Mídia, Comunicação e Cultura estabelecendo-se conexões entre a natureza coletivo-cultural humana, a qualidade intermediadora das mídias na organização coletiva da informação e a expressão artística como resultado de um pôr-se no mundo enquanto ser sensível e epistemológico.
Público-alvo:
Alunos de pós graduação e graduação, professores e interessados em geral.
Objetivos
>> Abrir espaços para o debate sobre a inserção das tecnologias da comunicação nos processos constitutivos da cultura e como intermediação para a construção do fato artístico;
>> Estimular a troca de experiências investigativas sobre os temas em debate, ampliando-se a rede cognitiva no âmbito acadêmico;
>> Promover o diálogo sobre os avanços tecnológicos na indústria da informação, em sintonia com a expressão humana de caráter antropológico, cultural e criativo;
>> Ampliar as possibilidades de aprimoramento profissional na Região Sudeste de São Paulo, e sua conectividade com outros centros de pesquisa do país;
>> Estimular o engajamento de estudantes de graduação em seus processos de pesquisa, com programas de pós-graduação do país;
>> Aprimorar o exame da produção artística e suas conexões com a indústria das comunicações e os meios transmissores.
Para mais informações clique aqui ou acesse o site: www.uniso.br